
Tripulação da Capitania Fluvial de Mato Grosso
A Capitania Fluvial de Mato Grosso (CFMT), Organização Militar subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), realizou, no dia 12 de março, cerimônia alusiva ao seu 102º aniversário de criação.
A CFMT iniciou sua história em 12 de março de 1919, na época como a “Agência Fluvial de Cuiabá”. Ao longo desse período, passou por diversas transformações, sendo elevada à Delegacia Fluvial em 2009 e, finalmente, à Capitania de 2ª Classe, em 26 de abril de 2019. Desde sua criação, a Capitania vem atuando na Segurança da Navegação, no Ensino Profissional Marítimo, no Ordenamento do Espaço Aquaviário, além de representar a Marinha do Brasil em estratégica região do Centro-Oeste brasileiro.
Com a área de jurisdição que atualmente abrange o total de 86 municípios no Estado de Mato Grosso, a CFMT é responsável pela segurança da navegação em importantes rios brasileiros, como o Cuiabá, Sangue, Vermelho, Aripuanã, Roosevelt, Itiquira, das Mortes, São Lourenço, Piquiri, Arinos, Teles Pires, Araguaia e Juruena, uns desaguando na bacia Amazônica e outros na Bacia do Prata, no Rio Paraguai.
Atua, ainda, em lagos, como o Juscimeira, Sinop e o Manso, no município de Chapada dos Guimarães, que possui um grande reservatório de água, cujo perímetro atinge uma área de 427 km², sendo muito utilizado para a navegação amadora. A CFMT é responsável, também, pelo complexo de Baías de Siá Mariana, com seus 50 km², e de Chacororé, que é integrada à baía de Siá Mariana, com cerca de 180 km², ambas no município de Barão de Melgaço.