Marinha do Brasil participa do evento “O Grande Jogo Naval” com Grupo de Escoteiros do Mar Antenor Martins

Abertura Oficial do evento, no Condomínio Triunfo, em Dourados
 
 
 
Nos dias 5 e 6 de outubro, a Marinha do Brasil (MB), por meio da Capitania Fluvial do Pantanal (CFPN) e da Agência Fluvial de Porto Murtinho (AgPMurtinho), organizações militares subordinadas ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), participou do evento “O Grande Jogo Naval”, organizado pelo Grupo de Escoteiros do Mar (GEM) Antenor Martins, no Condomínio Triunfo, em Dourados-MS.
O evento contou com a presença de 35 participantes, sendo vinte escoteiros do mar com faixa etária entre 7 e 21 anos, oito instrutores do GEM e cinco militares da CFPN e dois da AgPMurtinho.
O GEM Antenor Martins, filiado à União dos Escoteiros do Brasil, por enquanto, é o único grupo de escoteiros da modalidade do mar em toda a região Centro-Oeste e iniciou suas atividades em 11 de novembro de 2017. Segundo o Chefe Leonardo Ribeiro Martins, Diretor-Presidente do grupo, “O Grande Jogo Naval” é um evento de nível nacional dos escoteiros, cujo propósito consiste em desenvolver atividades com os jovens, que contribuam para o incremento da mentalidade marítima.
Durante os dois dias de evento, as equipes da CFPN e da AgPMurtinho conduziram as seguintes atividades: canto do Hino Nacional; Cerimonial à Bandeira; oficinas de Nós e Voltas, de Toques de Sino e Apito; instrução sobre Inspeção Naval; instrução sobre operação de motor de popa; e palestras sobre os temas “Navegue com Segurança no Pantanal”, “Como Ingressar na Marinha do Brasil” e “Tradições Navais”.
O ponto culminante do evento foi a realização do “Jogo da Inspeção Naval”, onde as Equipes Mirins de Inspetores Navais e Inspecionados se revezaram em duas embarcações da MB, para realizarem atividade prática no lago do Condomínio Triunfo.
Dentro do escopo da Operação Navegue com Segurança no Pantanal, a MB trabalhou a vertente conscientização junto ao grupo de jovens escoteiros, com vistas a uma propagação, cada vez maior, da mentalidade marítima, da salvaguarda da vida humana e da segurança da navegação.