Ao todo, 57 jovens participaram das atividades
No dia 27 de novembro, a Agência Fluvial de Cáceres (AgCáceres), subordinada à Capitania Fluvial do Mato Grosso, realizou o projeto "Ah, se eu fosse Marinheiro", com a participação de 57 jovens do projeto social Guarda Mirim do município de Cáceres-MT. O projeto teve como objetivo proporcionar aos jovens vivenciar a rotina de um marinheiro, por meio de diferentes atividades.
Os participantes iniciaram o dia com uma palestra sobre as formas de ingresso na Marinha do Brasil e as atividades realizadas pela Força. Durante a atividade, também foram ensinadas algumas gírias típicas da Marinha, como “onça”, “tá safo” e “rancho”. Em seguida, participaram de oficinas práticas, como as de nós e voltas, mecânica e combate a incêndios, nas quais puderam colocar a mão na massa e conhecer a rotina naval.
O momento mais aguardado pelos jovens foi, segundo o Agente Fluvial de Cáceres, Capitão-Tenente Magno Luis de Moura, o que envolveu a navegação. “Na oficina Jovem Inspetor, os participantes tiveram uma introdução teórica sobre as funções de um Inspetor Naval, seguida de uma atividade prática, em que realizaram abordagens a bordo da Agência Escola Flutuante Piquiri, proporcionando uma experiência de navegação real, permitindo que os jovens aplicassem os conceitos aprendidos”, explicou.
Jovens embarcaram na Agência Escola Flutuante Piquiri e vivenciaram a rotina a bordo de um meio naval da MB