101 militares fizeram o curso de combate a incêndios florestais
No período de 5 a 9 de julho, 101 militares Fuzileiros Navais do 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas (3ºBtlOpRib), Organização Militar subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), fizeram curso de combate a incêndios florestais com brigadistas do Prevfogo – Ibama, para atuarem em apoio aos trabalhos contra as queimadas no Pantanal.
Foram cinco dias de intensas atividades de Área do Adestramento Rabicho, para que os militares aprendessem, na teoria e na prática, técnicas adequadas para o controle de queimadas, prevenção e combate a incêndios florestais.
Os militares aprenderam a utilizar equipamentos motorizados e manuais, ferramentas cortantes e raspantes; a fazer uso correto de Equipamento de Proteção Individual e as atribuições de cada um durante as atividades, inclusive de comando. Entre as diferentes técnicas e métodos ensinados pelos brigadistas, destacam-se abertura de aceiros e linhas de defesa. Presenciaram ainda, demonstrações sobre o comportamento do fogo, conhecimento fundamental para um combate eficiente, eficaz e seguro.
O 3º Sargento Fuzileiro Naval, Bruno Monteiro da Silva, destacou os desafios enfrentados pelos profissionais que atuam na linha de frente. “Quando estamos em sala de aula, pensamos: dá pra combater. Mas a prática nos mostra o quanto é árduo esse trabalho, porque fatores como a fumaça e vento dificultam o combate. A experiência dos brigadistas do Prevfogo tem sido o diferencial para essa aprendizagem”, disse.
Curso teve duração de cinco dias