Marinha do Brasil apoia Santa Casa de Corumbá

Ação durou cerca de três horas

 

 

    Na tarde do dia 28 de maio, 25 militares do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) realizaram a descontaminação da Santa Casa de Corumbá, com o propósito de contribuir para a prevenção contra a propagação do coronavírus no hospital que atende moradores dos municípios de Ladário, Corumbá e cidades fronteiriças da Bolívia.

    A ação durou cerca de três horas e foi realizada pelo Grupamento Operativo de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (GptOpDefNBQR), coordenado pelo 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas, Organização Militar subordinada ao Com6ºDN.

    A atividade de descontaminação ocorreu nas seguintes áreas: alas reservadas ao Tratamento Intensivo da Covid-19,Pediatria, Maternidade, Enfermaria, Centro Cirúrgico, Centro Médico de Esterilização esetores administrativos, além de escadas, corredores e banheiros acessíveis ao público externo. Ao final, a equipe e os materiais efetivamente empregados passaram pela descontaminação técnica, a fim de garantir a segurança dos envolvidos.

    Segundo o Encarregado do GptOpDefNBQR, Capitão-Tenente Fuzileiro Naval Querlis Lopes da Silva, os militares foram divididos em subequipes, para garantir a segurança da ação. “Definimos a quantidade de material e o número de militares a serem empregados para dividi-los da melhor forma. A equipe escalada, por exemplo, para atuar nas alas reservadas ao tratamento da Covid-19, classificadas como áreas “quentes”, deveria, assim que concluída a atividade nos locais, ir diretamente para a descontaminação técnica. Da mesma forma, as equipes empregadas em áreas “frias”, tais como pediatria e enfermaria, não poderiam circular em áreas “quentes”, assegurando a efetividade das ações”, explicou.

 

Militares foram divididos em subequipes para garantir a segurança da ação