
Ação durou cerca de três horas
Na tarde do dia 28 de maio, 25 militares do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) realizaram a descontaminação da Santa Casa de Corumbá, com o propósito de contribuir para a prevenção contra a propagação do coronavírus no hospital que atende moradores dos municípios de Ladário, Corumbá e cidades fronteiriças da Bolívia.
A ação durou cerca de três horas e foi realizada pelo Grupamento Operativo de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (GptOpDefNBQR), coordenado pelo 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas, Organização Militar subordinada ao Com6ºDN.
A atividade de descontaminação ocorreu nas seguintes áreas: alas reservadas ao Tratamento Intensivo da Covid-19,Pediatria, Maternidade, Enfermaria, Centro Cirúrgico, Centro Médico de Esterilização esetores administrativos, além de escadas, corredores e banheiros acessíveis ao público externo. Ao final, a equipe e os materiais efetivamente empregados passaram pela descontaminação técnica, a fim de garantir a segurança dos envolvidos.
Segundo o Encarregado do GptOpDefNBQR, Capitão-Tenente Fuzileiro Naval Querlis Lopes da Silva, os militares foram divididos em subequipes, para garantir a segurança da ação. “Definimos a quantidade de material e o número de militares a serem empregados para dividi-los da melhor forma. A equipe escalada, por exemplo, para atuar nas alas reservadas ao tratamento da Covid-19, classificadas como áreas “quentes”, deveria, assim que concluída a atividade nos locais, ir diretamente para a descontaminação técnica. Da mesma forma, as equipes empregadas em áreas “frias”, tais como pediatria e enfermaria, não poderiam circular em áreas “quentes”, assegurando a efetividade das ações”, explicou.
Militares foram divididos em subequipes para garantir a segurança da ação