No dia 11 de junho, a Capitania Fluvial de Porto Alegre (CFPA) realizou uma cerimônia em comemoração ao Dia da Marinha, que celebra os feitos heroicos durante a vitória brasileira na Batalha Naval de Riachuelo, ocorrida em 1865. Durante o evento, foram entregues insígnias a quatro militares promovidos.
No dia 11 de junho, foi realizada no 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51), localizado na Ilha do Terrapleno, no município do Rio Grande, uma cerimônia militar alusiva ao Dia da Marinha. Durante o evento, foram entregues platinas e insígnias aos militares promovidos, em reconhecimento ao seu serviço à Marinha do Brasil.
No dia 8 de junho, em um gesto de solidariedade e compromisso com a comunidade, a Policlínica Naval de Rio Grande (PNRG) realizou uma Ação Cívico-Social (ACISO) na localidade de Porto Rei, Ilha dos Marinheiros, Rio Grande-RS, para ajudar as vítimas das enchentes que atingiram a região. A iniciativa teve como objetivo fornecer atendimento médico, de enfermagem e farmacêutico aos moradores impactados pela catástrofe ambiental.
Santa Vitória do Palmar e Jaguarão, cidades localizadas no sul do Rio Grande do Sul, estiveram entre as cidades nas quais importantes inspeções navais foram realizadas pela Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS) durante o mês de junho. As ações visam garantir a segurança e a conformidade com as normas para a navegação.
No dia 7 de junho, foi realizada uma Ação Cívico-Social (ACISO) com a equipe de saúde da Policlínica Naval de Rio Grande (PNRG) na comunidade de Santa Isabel, em Arroio Grande-RS.
Na ocasião, os profissionais de saúde prestaram atendimentos médicos, de enfermagem e odontológicos, além de fornecer assistência farmacêutica no posto de saúde local. A distribuição de medicamentos garantiu a continuidade dos tratamentos para os moradores, muitos dos quais perderam acesso às receitas e aos remédios devido às inundações.
Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande transporta doações à Prefeitura de São Lourenço do Sul
Em 6 de junho, o Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande (GptFNRG) e a Estação Naval de Rio Grande (ENRG) uniram forças para entregar uma doação de suprimentos à comunidade de São Lourenço do Sul-RS.
A coordenadora Luíza Fonseca Soares, representando a prefeitura, recebeu 880 litros de água e 660 kg de diversos donativos. Esses recursos proporcionarão alívio para aqueles que enfrentam desafios em meio às circunstâncias adversas.
No período de 22 de maio ao dia 05 de junho, a Capitania dos Portos de Santa Catarina (CPSC) realizou o Curso Especial para Tripulação e Condução de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), habilitando 23 militares da CPSC.
O curso é composto por uma etapa teórica, realizada em sala de aula e uma etapa prática com o propósito de capacitar o aluno a tripular ou conduzir pequenas embarcações de órgãos públicos, de até oito metros de comprimento, utilizadas em navegação interior.
No dia 5 de junho, o Rebocador de Alto Mar (RbAM) “Tritão” foi avaliado e aprovado pela Comissão de Inspeção e Assessoria de Adestramento (CIAsA). O objetivo da inspeção foi verificar e aprimorar o nível de adestramento da tripulação, composta por 44 militares, após um Período de Manutenção Geral (PMG) na Base Naval do Rio de Janeiro – RJ. Com a aprovação da inspeção, o navio poderá retornar às atividades operativas.
No dia 5 de junho, o Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande (GptFNRG) realizou uma operação em Arambaré-RS. A iniciativa incluiu o transporte de duas toneladas de alimentos, 204 kg de ração animal, 27 colchões e 22 kits de higiene para ajudar os afetados pelas calamidades no estado do Rio Grande do Sul.
A Policlínica Naval de Rio Grande (PNRG) recebeu, em 4 de junho, uma doação de medicamentos e materiais de laboratório das Voluntárias Cisne Branco, um grupo dedicado ao apoio à saúde e bem-estar da família naval. A doação tem como objetivo melhorar os serviços médicos oferecidos pela PNRG às vítimas das enchentes.
No dia 4 de junho, a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC), representada pela Primeiro-Tenente (RM2-T) Anna Maria Malaquias de Quadros e pela Primeiro-Tenente (T) Vanessa Santos Giraldeli, realizou uma palestra sobre comunicação não-violenta para aproximadamente 20 crianças e adolescentes, com idades entre 9 e 16 anos. O evento ocorreu no Bairro Educador em Sambaqui, situado em Florianópolis-SC.
No dia 3 de junho, o Delegado da Capitania dos Portos em Laguna, Capitão de Corveta (T) Francisco José Siqueira Ferreira, recebeu a visita do Presidente da Câmara de Vereadores de Laguna, Hirã Floriano Ramos, acompanhado do ex-vereador de Laguna, Thiago Aleidas Duarte, e do Vice-Presidente da SOAMAR Laguna e Imbituba, Zeno Alano Vieira.
No dia 3 de junho, o Abrigo do Camponês, localizado na Quitéria, comunidade rural no município do Rio Grande-RS, foi palco de um evento musical. A apresentação contou com a participação da Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande, que trouxe alegria e conforto aos 36 abrigados, sendo 24 do próprio Abrigo do Camponês e 12 visitantes de um abrigo próximo.
O Núcleo de Assistência Social (NAS) do Comando do 5° Distrito Naval (Com5ºDN) realizou mais uma edição do “NAS Itinerante” entre os dias 21 e 26 de abril, com visitas técnicas à Delegacia Fluvial de Uruguaiana, à Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí e à Capitania Fluvial de Porto Alegre.
Desde o início de maio, quando as enchentes começaram a assolar o Rio Grande do Sul, as Voluntárias Cisne Branco (VCB) têm desempenhado um papel crucial no apoio às vítimas. As atividades, que continuaram durante todo o mês de junho, alcançaram mais de 200 famílias e beneficiaram mais de 50 instituições.