O Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN) realizou, no dia 13 de dezembro, a cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro com a Imposição da Medalha Mérito Tamandaré. O evento, na cidade do Rio Grande, foi presidido pelo Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, e contou com a participação de autoridades civis e militares brasileiras e da tripulação do Navio ROU 23 "Maldonado", da Armada da República Oriental do Uruguai (AROU), que prestigiou as comemorações alusivas à data.
Primeiramente, foi realizada a solenidade de Aposição Floral na Praça Heróis Navais. Na ocasião, o Comandante do 5ºDN, acompanhado do Comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Túlio Endres da Silva Gomes, do Bispo da Diocese do Rio Grande, Dom Jorge Pierozan, e do Vice-Prefeito de Rio Grande, Sérgio Webber, depositou uma coroa de flores no túmulo do Almirante Tamandaré em homenagem ao patrono da Marinha do Brasil e dos demais heróis navais.
Durante a cerimônia militar, foram condecorados com a Medalha Mérito Tamandaré, o Procurador do Ministério Público do Trabalho no RS, Lucas Santos Fernandes; o Promotor Diretor das Promotorias de Justiça do Rio Grande, Marcelo Nahuys Thormann, a Prefeitura Municipal do Rio Grande e o Capitão de Fragata Flávio Firmino dos Santos e demais militares.
Além disso, as seguintes organizações militares foram agraciadas com a Medalha Mérito Tamandaré: Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul; Capitania Fluvial de Porto Alegre; Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul; 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul; Estação Naval do Rio Grande; Delegacia Fluvial de Uruguaiana; Navio de Apoio Oceânico Mearim; Navio-Patrulha Benevente, Navio-Patrulha Babitonga; Serviço de Sinalização Náutica do Sul e o Navio Hidrográfico Balizador Comandante Varella. Na solenidade, também foi realizada a imposição de medalhas Mérito Militar, Mérito Acanto, Prêmio Mérito Funcional e promoção de militares.
A cerimônia militar contou com a companhia de honra, a leitura da Ordem do Dia do Comandante da Marinha, a leitura da mensagem do Ministro da Defesa por ocasião do Dia do Marinheiro, o hasteamento do pavilhão do patrono da marinha e a bateria de salvas do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande, que executou a salva de dezenove tiros. A cerimônia encerrou com o desfile em continência ao Comandante do 5ºDN.
Comando do 5º Distrito Naval realiza Cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro
Fotonew:
Data_do_evento:
sexta-feira, Dezembro 13, 2024