Marinha encerra sua participação na Volvo Ocean Race.

No último domingo (22), a Marinha do Brasil encerrou sua partipação no maior evento de vela do mundo, a regata Volvo Ocean Race, que aconteceu de 5 a 22 de abril na cidade de Itajaí (SC). Estiveram envolvidos, direta e indiretamente, aproximadamente, 500 militares.
    Durante o período da "fórmula 1" dos mares, a Marinha do Brasil intensificou suas ações de fiscalização do tráfego aquaviário, nas áreas marítimas e portuárias da cidade catarinse. Foram empregadas treze embarcações, entre Lanchas de Apoio ao Ensino e Patrulha, motoaquáticas e Embarcações de Casco Semirrígido, bem como uma aeronave UH-12, modelo "esquilo". As ações foram realizadas de forma integrada com o Centro de Comando e Controle, instalado nas dependências da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí, onde foram monitorados, em tempo real, diuturnamente, as embarcações que navegavam pelo rio Itajaí-Açu.
    Concomitantemente às atividades operativas, na Vila da Regata, a Força Naval montou um estande onde ficaram expostos materiais utilizados em diversas ações de treinamento, estudo e pesquisa da Instituição. A população que visitou o estande obteve conhecimentos sobre as atividades do Comando do 5º Distrito Naval, da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, do Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais, do Centro de Hidrografia da Marinha, Diretoria de Hidrografia e Navegação e do Centro de Sinalização Náutica Almirante Moraes Rego. Além disso, receberam informações sobre a “Amazônia Azul” e a carreira militar naval, bem como as missões realizadas pelos meios operativos. O estande recebeu cerca de 31.500 visitantes durante as três semanas do evento que atraiu mais de 400 mil pessoas.
    Além do apoio na segurança marítima e do espaço estático da Marinha na Vila da Regata, o Navio Patrulha Oceânico “APA” e o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico Vital de Oliveira estiveram abertos à visitação pública e receberam 9.965 visitantes.