Capitania Fluvial de Porto Alegre participa da 12º edição da ação “Viva o Taquari Vivo”

No dia 7 de abril, militares da Marinha do Brasil engajaram em um grande mutirão ambiental voluntário para retirada de resíduos do Rio Taquari, situado a leste do Rio Grande do Sul, área que faz parte da jurisdição da Capitania Fluvial de Porto Alegre (CFPA). A 12º edição da ação “Viva o Taquari Vivo” envolveu mais de 780 voluntários de seis municípios localizados no entorno do rio: Lajeado, Estrela, Bom Retiro do Sul, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires. Na oportunidade, foram recolhidos 3.615 quilos de lixo. A ação é promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e pela Organização Não Governamental (ONG) Parceiros Voluntários de Lajeado.
A iniciativa tem como objetivo de minimizar o impacto das atividades humanas, a degradação do rio e, principalmente, buscar desenvolver uma consciência de preservação ambiental e servir de exemplo para ações semelhantes em outras cidades banhadas por rios no Brasil.
Neste ano, a CFPA apoiou o evento atuando no controle do tráfego de embarcações, bem como na coleta dos resíduos junto aos voluntários na água e nas margens do rio Taquari. Participaram da ação oito militares e foram empregadas uma embarcação de casco semi-rígido e uma moto aquática.
Além da CFPA, participaram do mutirão de limpeza do rio dezenas de empresas situadas na região, entidades, associações e universidades. A iniciativa também abrange os 120 municípios que compõe a Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, os quais reproduzem ações semelhantes ao longo do ano.

Fotonew: