Serviço de Recrutamento Distrital

×

Menssagem de erro

Notice: Undefined offset: 1 em counter_get_browser() (linha 70 de /var/www/www3/sites/all/modules/counter/counter.lib.inc).

MISSÃO

A missão do Serviço de Recrutamento Distrital (SRD) é realizar seleção, convocação e incorporação de Conscritos para o Serviço Militar Inicial; o controle da Reserva Naval exercido por meio do Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR) e a administração dos Concursos e Processos Seletivos de Admissão à Marinha. O atendimento ao público acontece de  2ª. a 6ª feira das  08h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30.
Idosos com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas de crianças de colo, terão prioridade no atendimento.

 

SERVIÇO MILITAR VOLUNTÁRIO

O Serviço Militar Voluntário (SMV) é subdivido de duas maneiras:

OFICIAIS

     Seja Todos os brasileiros, do sexo masculino, são obrigados ao Serviço Militar, que é prestado, normalmente, ao se completar dezoito anos de idade no ano correspondente à classe convocada ou após a conclusão dos cursos de graduação para os Médicos, Farmacêuticos, Dentistas e Veterinários (MFDV) ainda em débito com o Serviço Militar.
A obrigação para com o Serviço Militar, em tempo de paz, tem início no dia 1º de janeiro em que o brasileiro completar dezoito anos e subsistirá até o dia 31 de dezembro do ano em que completar quarenta e cinco anos de idade, possuindo duração normal de doze meses. As mulheres ficam isentas do Serviço Militar em tempo de paz e, de acordo com as suas aptidões, sujeitas aos encargos de interesse da mobilização.

PRAÇAS

   Uma vez por ano, geralmente no primeiro semestre, ocorre o cadastramento de voluntários (as) para a prestação do Serviço Militar Voluntário (SMV) que se dá através de Processo Seletivo, para ambos os sexos, como Praça de 2ª Classe da Reserva da Marinha (RM2), para o exercício de atividades nas áreas Industrial e de Saúde, em complemento às necessidades do Quadro Auxiliar Técnico de Praças (QATP), do Corpo Auxiliar de Praças (CAP), na área de jurisdição do 4° Distrito Naval, estado do Pará. O cadastramento de voluntários não implica, por parte da Marinha do Brasil, em qualquer compromisso até o início do Estágio de Aprendizagem Técnica (EAT) ou Estágio Técnico para Praças (ETP).

ATIVIDADES PROFISSIONAIS
  • Área Industrial
  • Aprendizagem Técnica (incluindo os cursos de Aprendizagem Industrial)
  • Nível Técnico
  • Área de Saúde

RESERVA NAVAL

Os serviços oferecidos pelo Setor de Controle da Reserva da Marinha (DN-82) são:

  1. Emissão de documentos;
  2. Arquivos de Pessoal da Reserva

Ao chegar ao SRD, o cidadão poderá solicitar a documentação desejada por meio de requerimento. Os documentos confeccionados pelo SRD são os abaixo mencionados:

a) Certificado de Reservista 1ª Categoria;
b) Certificado de Reservista 2ª Categoria;
c) Certificado de Isenção;
d) Certificado de Dispensa de Incorporação;
e) Atestado de Desobrigado;
f) Atestado de Honra ao Mérito;
g) Reabilitação; e
h) Certidão de Tempo de Serviço.

EXERCÍCIO DE APRESENTAÇÃO DA RESERVA - EXAR

            O EXAR consiste na apresentação de todo o pessoal da Reserva da Marinha (RM) em disponibilidade, ou seja, excluído do Serviço Ativo da Marinha (SAM) nos últimos cinco anos no SRD de sua área ou em qualquer Organização Militar (OM) mais próxima da sua residência.
         É realizado, anualmente, no mês de dezembro, quando os Órgãos do Serviço Militar (OSM), sob orientação dos Distritos Navais (DN) a que estiverem subordinados, processarão a aposição de vistos nos Certificados dos Reservistas que estiverem em disponibilidade e nos Certificados dos Dispensados de Incorporação em situação especial.
            Durante o Exercício de Apresentação da Reserva Naval (EXAR), o SRD atenderá o público no período destinado para a execução do Exercício nos seguintes horários: das 08h30 às 11h30, do primeiro tempo de expediente, e das 13h30 às 15h30, do segundo tempo de expediente.

Modelo de planilha - EXAR

CONCURSOS/PROCESSOS SELETIVOS

É a captação de pessoal para ingresso na MB e acesso na carreira. Todos os Concursos da Marinha de Guerra estão sob a coordenação da Diretoria de Ensino da Marinha (DEsnM) e os Comandos dos Distritos Navais são os Órgãos de Divulgação (ORDI) e Órgão de Realização de Execução Local (OREL).

As inscrições para os Concursos se processam através da Internet, acessando a página da DEnsM, no endereço: www.ensino.mar.mil.br .

PESQUISA DE SATISFAÇÃO

Este é um canal de comunicação oferecido pelo SRD, para saber a sua opinião sobre os nossos serviços.

Clique aqui e baixe o arquivo!!

Registre suas sugestões, reclamações e elogios e envie para o email clovis@4dn.mar.mil.br, para que possamos atendê-lo(a) cada vez melhor.

CONTRIBUA CONOSCO. MUITO OBRIGADO!!!

CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO

Carta de Serviços ao cidadão do SRD: clique aqui.

OUVIDORIA

Fale comigo. Terei o maior prazer em ouvi-lo         

  • Ouvidor: Primeiro-Tenente (AA)

             José Carlos Gomes da Silva
               Tel: 3216-4122

  • Se preferir envie a sua reclamação, sugestão ou aprovação dos nossos serviços pelo email:

    carlos@4dn.mar.mil.br

CONTATO

SETOR

TELEFONE

Encarregado

(91) 3216-4122

Recepção

(91) 3216-4042

Serviço Militar

(91) 3216-4042

Reserva Naval

(91) 3216-4022

Concursos/Processos Seletivos

(91) 3216-4022