Navio-Patrulha “Pampeiro” visita Porto Trombetas por ocasião dos 40 anos de operação da Mineração Rio do Norte

×

Menssagem de erro

Notice: Undefined offset: 1 em counter_get_browser() (linha 70 de /var/www/www3/sites/all/modules/counter/counter.lib.inc).

Visita guiada às instalações da empresa Mineração Rio do Norte

No dia 22 de outubro, o Navio-Patrulha “Pampeiro”, meio subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, realizou visita institucional ao distrito de Porto Trombetas e às instalações da empresa Mineração Rio do Norte (MRN), em aproveitamento as ações de Inspeção Naval no município de Oriximiná, no oeste Paraense.

Tal iniciativa se sucedeu em razão do transcurso de 40 anos da primeira operação de carregamento da MRN, marcando a bem-sucedida conclusão do Projeto Trombetas, que viabilizou a descoberta de reservas de bauxita, matéria-prima do alumínio, na ordem de 600 milhões de toneladas, consolidando o Brasil como terceiro maior produtor mundial do minério.

Na ocasião, os tripulantes do Navio realizaram uma visita guiada aos diversos setores da cadeia produtiva do complexo porto-industrial, que consiste na extração, beneficiamento, transporte ferroviário, secagem e carregamento em embarcações com capacidade para até 75.000 toneladas. Nesse seguimento, a população do distrito, composta majoritariamente pelas famílias dos funcionários da mineradora, pôde visitar o Navio, que esteve aberto ao público no cais da cidade.

A Gerente de Comunicação da MRN Rachel Pessoa destacou a importância da visita do Navio ao distrito: “A presença da Marinha, além de engrandecer nosso calendário de eventos alusivos aos 40 anos de operação, possibilitou uma interação entre a população e os militares, mediante as visitações dos tripulantes à empresa e do público ao Navio, proporcionando um enriquecimento cultural para ambas as partes".

Navio aberto a visitação pública no Distrito de Porto Trombetas