Navio-Patrulha “Pampeiro” realiza ações de Patrulha Naval no rio Trombetas

Body: 

NPaPampeiro” em Porto Trombetas, noroeste do Pará

O Navio-Patrulha (NPa) “Pampeiro”, subordinado ao Grupamento de Patrulha Naval do Norte, realizou, entre os dias 14 e 29 de maio, ações de patrulha naval e inspeção naval nos rios Amazonas, Tapajós e Trombetas, contabilizando mais de 80 abordagens a embarcações, durante a Operação ÁgataTrimestre.

As ações tiveram o propósito de prevenir crimes ambientais, preservar a salvaguarda da vida humana coibir a poluição ambiental a partir de embarcações navegando nas águas sob jurisdição do Comando do 4o Distrito Naval.

A Operação marca a retomada de patrulhas navais no rio Trombetas, após cinco anos. Nessa comissão, o NPa “Pampeiro” percorreu mais de 1.100 quilômetros por vias fluviais, desde Belém até Oriximiná, no noroeste do Pará.”

O NPaPampeirodesempenha um papel importante na manutenção da presença da Força Naval nos rios da Bacia Amazônica, alcançando comunidades ribeirinhas de difícil acesso, distantes dos grandes centros urbanos, explorando as vantagens de suas características físicas para esse tipo de ambiente operacional.

 

Grupo de Visita e Inspeção do NpaPampeirorealiza abordagem a embarcação no rio Trombetas

 

terça-feira, 4 Junho, 2024 - 15:08