Navio-Patrulha “Pampeiro” e policiais militares do Pará apreendem embarcação que colidiu com Farolete Itaguari

×

Menssagem de erro

Notice: Undefined offset: 1 em counter_get_browser() (linha 70 de /var/www/www3/sites/all/modules/counter/counter.lib.inc).

 

Inspetores do Navio, delegado e policiais militares durante a abordagem à embarcação apreendida

 No dia 02 de maio, o Navio-Patrulha “Pampeiro”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, realizou a apreensão do conjunto formado pelo empurrador “Comandante Mimiro” com a balsa “HP IV”, que colidiu com o Farolete Itaguari, situado na foz do Rio Marajó-Açu, nas proximidades da cidade de Ponta de Pedras, no Pará.

Durante abordagem, a equipe de Inspeção Naval do “Pampeiro” constatou diversas infrações a Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA), resultando na apreensão do conjunto. Simultaneamente, os militares coletaram dados, com o propósito de subsidiar a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental na instauração de um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), em conformidade com o preconizado nas Normas da Autoridade Marítima da Diretoria de Portos e Costas.

 A ação contou, ainda, com o apoio do Delegado de Polícia Civil da cidade de Ponta de Pedras (PA) e de dois policiais militares. Depois de encerradas as diligências, o Comandante da embarcação foi escoltado pelos policiais até a delegacia, onde prestou depoimento sobre o ocorrido. Em paralelo, o Comando do 4° Distrito Naval instaurou um Inquérito Policial Militar, a fim de apurar possível crime contra patrimônio público da união sob administração da Marinha do Brasil.