Navio Hidroceanográfico “Garnier Sampaio” realiza levantamento hidrográfico na cidade de Santana-AP

×

Menssagem de erro

Notice: Undefined offset: 1 em counter_get_browser() (linha 70 de /var/www/www3/sites/all/modules/counter/counter.lib.inc).

NHo “Garnier Sampaio” navegando nas proximidades de Santana-AP

No período de 21 de agosto a 04 de setembro, o Navio Hidroceanográfico (NHo) “Garnier Sampaio”, subordinado ao Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4), realiza levantamento hidrográfico (LH) no Furo da Cidade, que liga o rio Amazonas ao canal da Conceição, nas proximidades da cidade de Santana, no Amapá. O propósito da operação é gerar subsídios para atualização de cartas náuticas da região pertencente ao Comando do 4° Distrito Naval (Com4°DN).

Devido às baixas profundidades existentes na área de operação, são empregadas duas lanchas de sondagem, ambas equipadas com ecobatímetros portáteis e posicionadores de alta precisão. Cada lancha é guarnecida por uma equipe de sondagem, composta por 1 Oficial e 2 Praças.

“Esta operação é de grande importância, pois caso o Furo da Cidade se revele navegável para navios de maior calado, a rota para a cidade de Santana poderá ser encurtada em 20 milhas náuticas, facilitando assim a logística e a diminuição de custos para a navegação na região” afirmou o Comandante do navio, Capitão de Corveta Jonathas Diniz Vieira Coelho.