Navio Hidroceanográfico “Garnier Sampaio” realiza balizamento no Canal Grande do Curuá, no Amapá

×

Menssagem de erro

Notice: Undefined offset: 1 em counter_get_browser() (linha 70 de /var/www/www3/sites/all/modules/counter/counter.lib.inc).

Momento do lançamento de uma das boias

O Navio Hidroceanográfico “Garnier Sampaio”, subordinado ao Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4), realizou durante o mês de novembro, o restabelecimento do balizamento no Canal Grande do Curuá, principal acesso ao rio Amazonas.
Durante a comissão, além do lançamento das boias, foi realizada pesquisa de perigo com um sonar de varredura lateral (side scan sonar), equipamento que permite um imageamento do fundo, para verificar a possível existência de um casco soçobrado. Como resultado desta pesquisa foi constatado a inexistência do casco soçobrado, contribuindo, desta forma, para o reposicionamento das boias de forma a aumentar em aproximadamente uma milha náutica a largura do canal de navegação.
O novo posicionamento, totalizando cinco boias que sinalizam o canal de navegação, foi atualizado com base em Levantamento Hidrográfico recente, contribuindo para a segurança da navegação de navios mercantes, gerando crescimento econômico da região amazônica, nesta área sob jurisdição do Comando do 4° Distrito Naval (Com4°DN).