Navio-Auxiliar “Pará” retoma operações com aeronaves

Aproximação de aeronave para início do exercício de pick-up

 

O Navio-Auxiliar (NA) “Pará”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte (ComGptPatNavN), concluiu, no dia 29 de abril, a Vistoria de Segurança de Aviação (VSA), retomando a capacidade de operar com aeronaves. A vistoria foi conduzida nas proximidades da Ilha de Cotijuba, em Belém (PA), pela Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Comando do 4° Distrito Naval.

A primeira fase da vistoria foi feita com o navio atracado e por meio da conferência de listas dos principais setores envolvidos em operações aéreas, sendo considerada como uma etapa estática. Na segunda fase, a dinâmica ocorre com a interação entre o navio e a aeronave. A ocasião contou com o apoio de aeronave UH-15 (Super Cougar) do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte, que executou circuitos de pick-up, exercícios de perda de comunicações e de emergência de aeronaves, com simulações de acidentes e resgates.

A VSA é uma ferramenta de prevenção por meio da qual se procede a busca e a análise das condições de segurança do material e de adestramento do pessoal do navio para operações aéreas, identificando os perigos que possam afetar a segurança operacional, permitindo a adoção oportuna de ações mitigadoras, além de elevar o nível de adestramento da tripulação do Navio-Auxiliar “Pará”. A VSA é pré-requisito para que o Navio mantenha sua capacidade de operar aeronaves a bordo com segurança.