NAS - COM4DN

 

 

  • O QUE É?

O Núcleo de Assistência Social (NAS) do Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), sob supervisão técnica da Diretoria de Assistência Social da Marinha (DASM), tem como propósito prestar assistência social, de forma interdisciplinar, nas áreas de Serviço Social, Direito e Psicologia aos militares e servidores civis da ativa e veteranos, pensionistas e seus dependentes, de acordo com as Normas sobre a Assistência Social na Marinha do Brasil - DGPM-501 (7ª Revisão).

 

  • EQUIPE TÉCNICA:

O NAS conta com uma equipe técnica formada por Assistentes Sociais, Psicóloga e Bacharel em Direito, que realizam atendimentos individuais ou em grupo, mediante prévio agendamento, além de executam atividades previstas nos Programas da Assistência Social descritos na DGPM-501 (7ª Revisão).

Encarregada do Núcleo de Assistência Social:

- CF (T) ILMA ROSA MARTINS DE SOUZA

Encarregada da Divisão de Assistência Social:

- CT (RM2-T) SILVIA CRISTIANE DOS SANTOS MOUTINHO DE LIMA

Ajudantes da Divisão de Assistência Social:

- 1T (RM2-T) CAMILA HOLANDA PANTOJA

- MARILÚCIA RAULINO DA SILVA - Servidora Civil

Encarregada da Divisão de Assistência Psicológica:

- 1T (RM2-T) KETRYNNE FERNANDES KAUFFMANN

 

  • INTRUÇÕES PARA ATENDIMENTO NO NAS:

 

AGENDAMENTO: O acesso ao NAS é feito através de agendamento prévio e, de acordo com a DGPM-501 (7ª Revisão), para militares e servidores civis da ativa, faz-se necessário também a apresentação obrigatória de duas vias da Papeleta de Encaminhamento ao SiASM (PES), assinadas pelo solicitante e rubricadas por seu encarregado, indicando a área profissional na qual o usuário necessita de atendimento. Para os demais usuários (militares e servidores civis veteranos, dependentes e pensionistas da Marinha) não há necessidade de apresentação da PES. O agendamento poderá ser realizado de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 12:00 horas e das 13:00 às 16:00 horas, pessoalmente no NAS ou por meio do telefone: (91) 3216-4380.

 

DOCUMENTAÇÃO: Além do documento oficial de identificação, o usuário também deverá apresentar documentos comprobatórios conforme a sua solicitação. Dúvidas quanto aos documentos poderão ser esclarecidas com o Elemento de Ligação da Organização Militar ou diretamente no NAS.

 

HORÁRIO: o atendimento ao público é realizado de segunda à sexta-feira, das 08h às 12h.

 

PRIORIDADES: Idosos com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas de crianças de colo, terão prioridade no atendimento, conforme a Lei Federal n° 10.048/2000. Além disso, esses usuários dispõem de vagas especiais para estacionamento de veículos e acesso facilitado as dependências do NAS.

USO DE UNIFORMES/TRAJES CIVIS: por ocasião de seu comparecimento ao NAS, os militares da ativa deverão estar devidamente uniformizados (uniforme do dia de suas respectivas OM). Os demais usuários (militares veteranos, servidores civis, dependentes e pensionistas) devem portar trajes adequados, não sendo permitida a entrada daqueles que estiverem trajando short, bermuda, camiseta, chinelo de dedo, saia e/ou vestido curto, blusas decotadas e transparentes.

 

  • ASSISTÊNCIAS:

ASSISTÊNCIA SOCIAL:

- Prestação de orientações referentes ao Serviço Social;

- Elaboração, implementação e avaliação de projetos sociais;

- Elaboração de documentação técnica do Serviço Social (estudos socioeconômicos, relatórios individuais, pareceres sociais); e

- Orientação quanto o processo de participação dos usuários nos programas e projetos; realiza estudos sócio-economicos com usuários.

ASSISTÊNCIA PSICOLÓGICA:

- Realização de atendimento individual e de grupo;

- Promoção de palestras abordando temas variados;

- Participação do planejamento e execução de atividades preventivas que visem a promoção do bem estar do usuário;

- Elaboração e execução em conjunto com os demais integrantes do NAS, projetos em atendimento aos diversos programas da assistência integrada; e

- Prestação de orientação profissional para os dependentes de militares e servidores civis.

ASSISTÊNCIA JURÍDICA:

- Orientação técnica;

- Encaminhamento para representações judiciais;

- Promoção de palestras no âmbito jurídico; e

- Distrato/Cancelamento do Termo de Acordo de Pensão Alimentícia.

 

  • PROGRAMAS, PROJETOS E AÇÕES DO NAS:

Clique aqui para conhecer as nossas atividades.

 

  • OUTROS SERVIÇOS OFERECIDOS NO PRÉDIO DO NAS:

SERVIÇO DE VETERANOS E PENSIONISTAS DA MARINHA (SVPM)

- Recadastramento;

- Recadastramento domiciliar;

- Habilitação de pensão militar, ex-combatente e civil;

- Declaração de Dependentes;

- Alteração de dados cadastrais;

- Solicitação de Inspeção de Saúde para: isenção de IRPF, Auxílio Invalidez, Melhoria de Reforma e Habilitação de Pensão por Invalidez;

- Atualização do FUSMA (Fundo de Saúde da Marinha);

- Comprovação do BAS (Benefício de Assistência a Saúde);

- Cadastro de Representante Legal;

- Auxílio e Custeio Funeral, Auxílio Invalidez, Adicional de Natalidade e Auxílio Pré-escolar;

- Cadastro de e-mail: BP Online/E-Consig;

- Senha SIAPEnet;

- Requerimentos para: aquisição de arma de fogo, porte de arma, solicitação de LESM (Licença Especial de Seis Meses) e férias não gozadas;

- Alteração de Conta Corrente;

- Solicitação de desbloqueio para consignação de empréstimo; e

- Solicitação de Termo de Inspeção de Saúde (TIS).

 

POSTO LOCAL DE IDENTIFICAÇÃO DA MARINHA (PLIM):

Realiza a identificação de todo pessoal da área de jurisdição do Com4°DN. Imprima aqui as GRU para pagamento dos procedimentos de Identificação:

- Primeira Via e Atualização - R$32,00

- Extravio Justificado (Roubo ou Furto com B. O. - Boletim de Ocorrência) - R$32,00

- Mudança de Fisionomia e Mau Estado de Conservação - R$48,00

- Extravio não Justificado (perda ou não apresentação de B.O. em caso de Roubo/Furto - R$48,00

- Documentos Necessários

- Formulário de Agendamento para Identificação/Reidentificação

- Identidades Prontas

- 2º Via de Recibo para Entrega de Identidade

 

SEGUROS

O Abrigo do Marinheiro oferece Seguros e Serviços com economia, praticidade, preços e condições inigualáveis à Família Naval: Militares e Servidores Civis Ativos e Inativos, Pensionistas da MB e seus Dependentes. Maiores informações estão disponíveis pela CENTRAL 0800 025 13 12 para: cálculos de seguros e orçamentos; contratação de seguros; consultas; renovação de seguro; e alterações na apólice.

 

CAIXA DE CONSTRUÇÕES DE CASAS PARA O PESSOAL DA MARINHA

- Financiamento Imobiliário (PROMORAR);

- Empréstimo Imobiliário;

- Consultoria Imobiliária, mediante envio de e-mail para o endreço eletrônico: cccpm.consultoriaimobiliaria@marinha.mil.br;

- Posto de Atendimento (PA Belém): e-mail nancy.maria@marinha.mil.br;

- Horário de atendimento: 08:30 às 12:00 e 13:10 às 15:30.

 

ASSISTÊNCIA RELIGIOSA

- Apoio e orientação espiritual a família naval;

- Orientação de processos de habilitação ao matrimônio; e

- Programação e execução de celebrações litúrgicas;

Capela Católica:

Missas: Quintas-feiras às 19h; e

             Domingos às 8h e às 18h;

Capela Evangélica:

Cultos:  Quintas-feiras às 19h; e

             Domingos às 9h (Escola bíblica) e às 18h30min (Culto de adoração); 

 

  • OUVIDORIA DO NAS

Fale comigo. Terei o maior prazer em ouvi-lo(a)!

Envie sua reclamação, sugestão ou aprovação dos nossos serviços para o e-mail: com4dn.ouvidoria@marinha.mil.br

 

  • ACESSO RÁPIDO

Carta de Serviços ao Cidadão

Estatuto do Idoso

Estatuto da Pessoa com Defciência

Estatuto da Criança e do Adolescente

Lei Maria da Penha

 

  • TELEFONES ÚTEIS
Recepção 3216-4380
PLIM 3216-4560
Veteranos e Pensionistas Militar 3216-4354
Veteranos e Pensionistas Civil 3216-4478
CCCPM 3216-4546
Secretaria do NAS 3216-4540
Assistência Social 3216-4401
Assistência Religiosa 3216-4545

 

  • ENDEREÇO DO NAS

- Acesse pelo Google Maps

- Av. Arthur Bernardes, 17028 - Val de Cães, Belém - PA, 66814-000 (entrada pela Vila Naval do Veleiro).