Marinha recebe primeira aeronave para o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte

×

Menssagem de erro

Notice: Undefined offset: 1 em counter_get_browser() (linha 70 de /var/www/www3/sites/all/modules/counter/counter.lib.inc).

(Esq. p/ dir.) CA Montenegro, VAlte. Cunha, VAlte. Newton e CA Cursino

O Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN) recebeu a primeira Aeronave que vai compor no futuro o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (1ºEsqdHU-41), criado pela Marinha, em Belém. A cerimônia foi realizada na Base Aérea de Belém (Ala 9), no dia 1º de maio, e contou com a presença do Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante José Augusto da Cunha Menezes; do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Newton de Almeida Costa Neto; do Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante André Novis Montenegro; do Diretor de Aeronáutica da Marinha, Contra-Almirante Alexandre Cursino; e autoridades civis e militares.

A aeronave modelo H225M é um helicóptero de transporte tático de longo alcance, desenvolvido a partir dos modelos da família Super Cougar, podendo ser utilizada para salvamentos, resgates, inspeções navais, em apoio a Capitanias dos Portos e aos Navios do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, em adestramentos do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, entre outros.

Com poderosos motores, o helicóptero pode carregar até 31 passageiros, incluindo a tripulação. Ele possui 19,5 metros de comprimeto, 4,97 metros de altura e 6.695 quilos.

O 1ºEsqdHU-41, subordinado ao Com4ºDN, será inaugurado oficialmente em 31 de janeiro de 2020, no entanto esta aeronave será empregada desde já nas atividades da jurisdição do Com4ºDN (Amapá, Maranhão, Pará e Piauí).

O Esquadrão funcionará em um Hangar da Ala 9, em Belém, cedido após Acordo de Cooperação assinado entre Marinha e Aeronáutica, em novembro de 2018. O Núcleo de Implementação do EsqdHU-41 contará com 6 oficiais e 24 praças. Estão sendo aguardadas ainda outras duas aeronaves, previstas para chegarem em Belém nos próximos meses.  


Equipe da aeronave formada por Oficiais e Praças