Marinha e IBAMA realizam ação de fiscalização em embarcação e serraria clandestinas

×

Menssagem de erro

Notice: Undefined offset: 1 em counter_get_browser() (linha 70 de /var/www/www3/sites/all/modules/counter/counter.lib.inc).


Embarcação apreendida após ser flagrada transportando tábuas de madeira serrada sem licenciamento

A Marinha do Brasil, por intermédio do Navio-Patrulha “Pampeiro”, e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) realizaram ação de fiscalização em embarcação e serraria que atuavam, respectivamente, no transporte e no beneficiamento de madeira não licenciada, no município de Gurupá, no Estado do Pará.

O episódio se sucedeu em virtude de uma operação interagências, ocorrida no âmbito do Decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na Amazônia Legal, na qual foram efetuadas abordagens compostas por equipe mista de inspetores navais da Marinha e de fiscais do IBAMA embarcados no Navio, a fim de verificar o cumprimento das normas das Autoridades Marítima e Ambiental.

Durante a interpelação foram constatadas diversas transgressões a Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário e as Leis Ambientais, que resultaram em notificação e apreensão da embarcação, bem como em autuações para o proprietário da serraria, com respectiva aplicação de medidas administrativas, tais quais: multas, embargo da atividade, apreensão do maquinário e depósito de aproximadamente 58 metros cúbicos de madeira sem origem legal comprovada.  

O Agente Ambiental Federal Eduardo Charly de Araújo Lameira destacou a importância da ação conjunta: “O embarque nos meios da Marinha nos dá a oportunidade de acessar regiões ribeirinhas alcançadas somente pelas calhas dos rios, expandindo sobremaneira a área de abrangência das operações. Além disso, o apoio logístico dos navios nos permite atuar por longos períodos em regiões com pouquíssimos recursos, ampliando a nossa capacidade de fiscalização”.


Serraria clandestina descoberta por equipes da Marinha e do IBAMA