Campanha abordou a importância dos sinais náuticos para a segurança da
navegação e sustentabilidade
O Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN) promoveu, entre os dias 24 de abril e 18 de maio, uma campanha sobre segurança da navegação para moradores de cidades às margens dos rios Amazonas e Pará. Fora mministradas palestras nos municípios paraenses de Abaetetuba, Breves, Cametá, Monte Alegre, Curralinho, São Sebastião da Boa Vista e Santarém.
Essa foi a sexta campanha educativa realizada pelo Com4ºDN em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT). Desta vez, a tripulação do Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Rio Tocantins”, meio subordinado ao Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4), foi a responsável pela realização dos encontros com as comunidades.
As palestras foram ministradas em três eixos: campanha antivandalis modos sinais náuticos, segurança da navegação e sustentabilidade ambiental. “São assuntos que se correlacionam e estão intrinsecamente ligados à poluição hídrica. A perda das características ou a inexistência de um sinal náutico, por ações de vandalismo, pode comprometer a segurança da navegação, em especial de grandes embarcações, podendo acarretar, em última análise, vazamento de óleo. Quem perde é o meio ambiente”, explica o Capitão-Tenente Almir Freire Pereira Lodi, Comandante do AvHoFlu “Rio Tocantins”.
Projeto "Maré do Saber"
Durante as ações educativas, a Marinha do Brasil promoveu a doação de mais de 300 livros do Projeto “Maré do Saber” nos municípios de Curralinho e Abaetetuba. "Maré do Saber" é uma campanha permanente de doação de livros para o público infantojuvenil, realizada em parceria com a Sociedade Amigos da Marinha Pará.
Entrega de livros para estudantes da rede pública de Curralinho (PA)