Marinha do Brasil e Secretaria de Estado das Mulheres do Pará planejam ação conjunta na Ilha do Marajó (PA)

Body: 

Secretária Ana Paula é recebida pelos Comandantes do ComGptPatNavN e do NA “Pará

 

O Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte (ComGptPatNavN) recebeu a Secretária Estadual das Mulheres do Pará, Ana Paula Silva Gomes de Freitas, no dia 22 de fevereiro, em Belém (PA), com o objetivo de apresentar as capacidades de atendimento médico-odontológico e social do Navio-Auxiliar “Pará” (NA Pará)e promover a cooperação entre os órgãos, principalmente, nos eixos relacionados à saúde, formação sociopolítica, empreendedorismo sustentável e no enfrentamento à violência contra às mulheres.

A reunião concentrou-se no estabelecimento de ações conjuntas para a Ação Cívico Social (ACISO) denominadaOperação Chance para Todos I/2024”, que será realizada de 26 de março a 10 de abril, incluindo os municípios de Soure (PA), Ponta de Pedras (PA), São Sebastião da Boa Vista (PA) e Abaetetuba (PA). Ademais, a Ilha do Marajó foi inclusa nas pautas estabelecidas pelos órgãos, proporcionando uma perspectiva concreta de atendimento à população ribeirinha da região nas próximas ações a serem executadas no decorrer do ano de 2024.

 

BALANÇO

O Navio-AuxiliarParáconcluiu o ciclo de apoios planejados para o ano de 2023 realizando quatro Ações Cívico Sociais e proporcionando mais de 7 mil atendimentos médicos e odontológicos com a distribuição de mais de 66 mil medicamentos à população em regiões de difícil acesso. O êxito alcançado em 2023 retorna uma perspectiva promissora para o prosseguimento com os apoios em 2024 e enseja oportunidades ímpares de expansão e consolidação. Dessa forma, a Marinha do Brasil, por meio do Comando de Grupamento de Patrulha Naval do Norte, garante uma presença ativa do Estado Brasileiro na região amazônica levando cidadania à população ribeirinha.

 

Navio-AuxiliarPará” em atendimento ao município de Ponta de Pedras em 2023

 

Navio-AuxiliarPará

Incorporado à Marinha do Brasil em 19 de janeiro de 2005, o Navio-AuxiliarParáestá subordinado ao Comando do 4° Distrito Naval e integra o Grupamento de Patrulha Naval do Norte. Caracterizado por 56,11 m de comprimento, 21,42m de largura e 3,6m de calado (distância entre a superfície da água e a quilha, ponto mais baixo do navio), é equipado com quatro metralhadoras Oerlinkon 20mm e composto, atualmente, por 57 militares. O meio possui capacidade tanto para atendimentos médicos quanto para transporte e desembarque de tropas na região amazônica.

Ao atuar nos rios da Amazônia, operando a partir da Base Naval de Val de Cães, em Belém (PA), tem autonomia para navegar durante 23 dias sem a necessidade de realizar paradas para reabastecimento. Voltado ao apoio médico-odontológico, é equipado com centro de testes rápidos, centro de triagem, consultório médico e odontológico, sala de mamografia, sala de exames de imagem e farmácia, a qual contempla estoque prontificado para a distribuição de medicamentos de forma gratuita.

 

 

terça-feira, 27 Fevereiro, 2024 - 10:03