Marinha assina Documento Conjunto de Procedimentos com as Forças Armadas da Guiana Francesa

Body: 

(Da esq. para dir.) Major Brigadeiro-do-Ar Didier Looten e o Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho durante a assinatura do DCP

   No dia 13 de julho, a Marinha do Brasil (MB) por meio do Comando do 4° Distrito Naval (Com4°DN) e Comando Superior das Forças Armadas da Guiana Francesa (FAG) assinaram o Documento Conjunto de Procedimentos (DCP) referentes ao posto de Oficial de Ligação Brasileiro naquele país. A assinatura foi realizada entre o Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho e o Major Brigadeiro-do-Ar Didier Looten, na residência oficial das FAG, em Caiena.

   Este DCP tem por objeto fixar as condições de designação de um Oficial da MB, na qualidade de Oficial de Ligação, sobre o território da República Francesa, na Guiana Francesa, na seção de Operações Marítimas do Estado-Maior Interforças Armadas da Guiana Francesa (EMIA/FAG) e definir as responsabilidades da EMIA/FAG e MB. Este documento também estabelece a coordenação entre os organismos dos dois países notadamente sobre os Exercícios e Operações Navais.

   Na ocasião, o VAlte Edervado participou da Cerimônia Militar realizada na Praça Palmiste, em Caiena, em comemoração à Queda da Bastilha, símbolo do absolutismo francês e ícone da Revolução Francesa. A data de 14 de julho é comemorada como feriado nacional em todo território francês.

(Da esq. para dir.) Brigadeiro-do-Ar Ricardo, Major Brigadeiro-do-Ar Didier Looten, Vice-Almirante Edervaldo e o General-de-Brigada Viana Filho, na Cerimônia Militar em Caiena