Marinha apoia alunos da UFPA na coleta de dados de maré e perfis de corrente durante a Comissão Hidrográfica VII

Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Rio Xingu” realiza levantamento hidrográfico no Rio Pará

Durante a Comissão Hidrográfica VII, o Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Rio Xingu”, meio subordinado ao Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4), apoiou pesquisadores do projeto “Sistema multiescala de detecção e modelagem de derramamento de óleo”, da Universidade Federal do Pará (UFPA), coletando dados de maré e perfil de corrente em pontos ao longo do Rio Pará.

O projeto tem apoio da Universidade Federal do Paraná, da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, do Centro de Hidrografia da Marinha e dos meios do CHN-4 e prevê o desenvolvimento de um sistema multiescala de detecção de derramamento de óleo integrado a um sistema de previsão de trajetória.

Caso ocorra uma detecção de derramamento de óleo, simulações da trajetória da substância poderão ser realizadas de forma automática utilizando modelagem numérica a partir de previsões meteo-oceanográficas, considerando a conectividade entre o oceano, plataforma continental, sistemas costeiros e águas interiores.

Com a finalidade de implementar tal modelo na região Norte, existe a necessidade de levantar dados primários desta região. Neste sentido, a UFPA enviou dois alunos do projeto para realizar a coleta destes dados, bem como contribuir para a formação dos futuros pesquisadores e estreitar laços com a comunidade científica local.