Marinha acompanha primeiro teste de transbordo de granéis sólidos com guindaste flutuante, em Vila do Conde (PA)

×

Menssagem de erro

Notice: Undefined offset: 1 em counter_get_browser() (linha 70 de /var/www/www3/sites/all/modules/counter/counter.lib.inc).

Navio mercante e guindaste flutuante em Vila do Conde (PA)

        A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) acompanhou, no período de 19 de março a 5 de abril, o teste da operação de transbordo de granéis sólidos vegetais no terminal na área do porto organizado de Vila do Conde (PA).A operação consistiu na amarração de um navio mercante tipo panamax, de 230 metros, a um sistema de boias, sem estar atracado no porto, e no transbordo de granéis de comboios procedentes de Miritituba (PA), utilizando um guindaste flutuante. Esta ação possibilitará uma alternativa para carregamento de navios, visando à ampliação de escoamento da produção de grãos no Norte do país.

        O teste, acompanhado por inspetores navais da CPAOR e representantes da Diretoria de Portos e Costas (DPC) e do Comando do 4º Distrito Naval, foi considerado satisfatório. A experiência realizada subsidiará alteração da NORMAM-08/DPC, na qual serão incluídos procedimentos para operações deste tipo.