Fragata Liberal fica aberta para visitação pública no Porto do Itaqui, em São Luís – MA

Fragata Liberal atraca no Porto do Itaqui-MA

A Fragata Liberal (F-43) ficou aberta para visitação pública, nos dias 11 e 12 de agosto, no Porto do Itaqui, em São Luís-MA. Mais de duas mil pessoas visitaram as instalações do Navio e tiveram a oportunidade de fazer um passeio diferente para comemorar o Dia dos Pais que, coincidentemente, foi no mesmo final de semana da visitação.

De São Luís, a Fragata Liberal seguirá para os Portos de Las palmas, na Espanha e de Toulon, na França, tendo como destino final o Líbano, onde participará da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), que é a única missão de paz da ONU no Mar, sendo comandada pela Marinha do Brasil, desde 2011. A operação tem como objetivo impedir a entrada de armas ilegais e contrabando naquele país.

“Nosso contingente de 200 brasileiros está aqui em proveito das Nações Unidas e comandar este navio, nesta honrosa missão me enche de orgulho” disse o Comandante da F-43, Capitão de Fragata Cláudio Correia.

Na ocasião, os visitantes puderam explorar as diversas funcionalidades e compartimentos do Navio. Conheceram os diversos armamentos, tais como metralhadoras, canhão, mísseis, o sistema de defesa antimíssil e sua aeronave orgânica - Super Lynx. Durante a visita foram apresentados o passadiço, Centro de Operação de Combate, a praça d’armas e outros compartimentos, despertando a curiosidade de muitas pessoas, principalmente das crianças.

O Capitão dos Portos do Maranhão, Capitão de Mar e Guerra Marcio Dutra, incentivou a visitação da sociedade maranhense e enfatizou “é um ato de cidadania trazer seus familiares para visitar este navio, que é de vocês, de toda a sociedade”. Ao término agradeceu a presença de todos, ouvindo pedidos de mais oportunidades como aquela, partindo de diversos visitantes.

Visitantes conhecem a aeronave orgânica Super Lynx