Departamento Voluntárias Cisne Branco Seccional Belém promove a I Jornada de Atenção à Saúde e Prevenção ao Suicídio em Santarém

×

Menssagem de erro

Notice: Undefined offset: 1 em counter_get_browser() (linha 70 de /var/www/www3/sites/all/modules/counter/counter.lib.inc).

 I Jornada de Atenção à Saúde e Prevenção ao Suicídio na CFS

O Departamento Voluntárias Cisne Branco Seccional Belém (VCB) promoveu, no dia 1º de setembro, em Santarém, a I Jornada de Atenção à Saúde e Prevenção ao Suicídio, voltada para a família naval e convidados, nas dependências da Capitania Fluvial de Santarém(CFS). O evento reuniu estudantes e profissionais de diversas áreas e o debate girou em torno da contribuição que diferentes profissões, serviços e até animais de estimação aplicam no combate e na prevenção ao suicídio.

A Jornada abordou temas como: “Os desafios emocionais na contemporaneidade”, “Saberes e práticas de enfermagem na área da saúde mental”,“Fisioterapia em ação contra o suicídio”, “Bullying e atuação da odontologia”; “A importância da meditação na prevenção do suicídio”, “Socorro em acidente fluvial” e “A importância de um animal doméstico no combate ao suicídio”. Concomitantemente às palestras, foram realizados vários atendimentos à família naval, tais como: aferição da pressão arterial, temperatura, cálculo do índice de massa corporal (IMC), atividades físicas e procedimentos estéticos.

O evento foi uma sugestão e iniciativa de Magda Ferreira, VCB responsável pelo Departamento Voluntárias Cisne Branco na cidade de Santarém, fonoaudióloga e especialista em Neurociências Aplicadas, com ênfase em Reabilitação. Emocionada, a voluntária relatou: “Tinha um grande desejo de realizar uma Jornada de Atenção à Saúde, e, nesses poucos meses que estou em Santarém, pude observar o grande índice de suicídio que ocorre nesta cidade. Com isso, resolvi aguardar o mês de setembro para promover a I Jornada de Atenção à Saúde e Prevenção ao Suicídio. Entendo que, com o apoio prestado, comprometimento e união podemos mudar esse quadro tão triste que é o suicídio”.

        A Diretora do Departamento VCB Seccional Belém, Luene Garcia, ressalta a importância da iniciativa: “O tema é sério, relevante e necessário de ser discutido ostensivamente, objetivando o seu entendimento por parte da sociedade. Atualmente, a conscientização sobre a prevenção do suicídio se fortalece no chamado Setembro Amarelo, mês que se trata deste assunto com mais ênfase. Ações como esta buscam dar mais visibilidade e orientação às pessoas sobre a importância de se refletir e falar sobre esta pauta.”

Voluntárias Cisne Branco em Santarém com o Capitão dos Portos de Santarém Capitão de Fragata Robson Ferreira Carneiro