Comando do 4o Distrito Naval realiza Vistoria de Segurança de Aviação no Navio Auxiliar “Pará”

×

Menssagem de erro

Notice: Undefined offset: 1 em counter_get_browser() (linha 70 de /var/www/www3/sites/all/modules/counter/counter.lib.inc).

Oficial de lançamento e pouso  recebendo a aeronave UH-15

No período de 03 a 24 de março, a Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAA) do Comando do 4º Distrito Naval realizou a Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) no Navio Auxiliar “Pará”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, evento que faz parte do Programa de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

A VSA é uma ferramenta pró-ativa por meio da qual se procede a busca e a análise das condições de segurança do material e de adestramento do pessoal do navio para operações aéreas, identificando os perigos que possam afetar a segurança operacional, permitindo a adoção oportuna de ações mitigadoras.

A primeira fase da vistoria é feita com o navio atracado e por meio de conferência de listas dos principais setores envolvidos em operações aéreas. Na segunda fase, o navio opera com a aeronave, tendo sido realizados diversos exercícios de pouso e decolagem, emergência de aeronaves, com simulações de acidentes e resgates, além de exercícios de Pick-Up e VERTREP (método de reabastecimento de embarcações marítimas por helicóptero) com a aeronave UH-15.

Ao final, concluiu-se que o Navio se encontrava em um nível de segurança satisfatório para conduzir operações aéreas e foi realizada uma reunião crítica onde foram elencadas as recomendações de segurança a serem cumpridas.

Equipe de manobra e vistoriadores durante o VERTREP