Comando do 4º Distrito Naval realiza cerimônia de passagem de Comando

Body: 

 

Antes de assumir o Comando do 4º Distrito, Vice-Almirante Capistrano (à esquerda) foi Chefe de Gabinete do Comandante da Marinha do Brasil

 

O Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho assumiu o Comando do 4º Distrito Naval, substituindo o Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, que desempenhou a função desde dezembro de 2021. A cerimônia de Passagem de Comando foi realizada no dia 9 de janeiro, no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, em Belém (PA), e foi presidida pelo Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, Comandante de Operações Navais.

Autoridades militares e civis estiveram no evento, dentre as quais a Vice-Governadora do Pará, Hana Ghassan Tuma; a Presidente do Tribunal de Justiça do Pará, Desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro; o Comandante do Comando Militar do Norte, General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves; e o Presidente da Sociedade Amigos da Marinha-Brasil Orson Féres.

 

Comando do 4º Distrito Naval

A área sob jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval (Pará, Amapá, Maranhão e Piauí) corresponde a 23% do território nacional e faz fronteira com três países: Guiana, Guiana Francesa e Suriname. “É aqui que a Amazônia Verde encontra com a Amazônia Azul. Duas áreas que guardam recursos naturais em abundância e crescente atividade econômica, além do transporte por nossas vias navegáveis e portos das riquezas produzidas em outras regiões de nosso País para os quatro cantos do mundo”, disse o novo Comandante, em seu discurso de posse.

 

Novo Comandante

Antônio Capistrano de Freitas Filho foi declarado Guarda-Marinha em 1988, sendo promovido a Capitão de Corveta em 2000 e a Contra-Almirante em 2018. Em 2021, foi promovido a Vice-Almirante.

 

Desempenhou diversos cargos durante a carreira, entre os quais destacam-se: Imediato do Navio Varredor "Atalaia"; Comandante do Aviso de Instrução "Guarda-Marinha Brito"; Imediato da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará; Comandante da Fragata "Defensora"; Assessor-Chefe de Relações Institucionais do Gabinete do Comandante da Marinha; Assessor do Colégio Interamericano de Defesa; Subchefe de Logística do Estado-Maior da Armada; Secretário de Coordenação de Sistemas do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; Chefe de Gabinete da Secretaria-Geral do Ministério da Defesa; e Chefe do Gabinete do Comandante da Marinha.

 

Em dezembro, o Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa assumiu a função de Comandante em Chefe da Esquadra, Organização Militar com sede no Rio de Janeiro(RJ).

 

Desfile em continência ao Comandante empossado