Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar forma primeira mulher brasileira supervisora maquinista-motorista fluvial da Marinha Mercante

×

Menssagem de erro

Notice: Undefined offset: 1 em counter_get_browser() (linha 70 de /var/www/www3/sites/all/modules/counter/counter.lib.inc).

Com os filhos, CTF Jonatha Ilda Borges recebeu os cumprimentos do Comandante e do Superintendente de Ensino do Ciaba

No dia 31 de maio, o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba) realizou a cerimônia de formatura da turma 1/2018 do Curso Especial de Acesso a Supervisor Maquinista-Motorista Fluvial (ASMF). Jonatha Ilda de Souza Borges se tornou a primeira mulher brasileira Supervisora Maquinista-Motorista Fluvial da Marinha Mercante do Brasil. Ela iniciou sua carreira em 2007, aos 26 anos, quando se matriculou no Curso de Adaptação para Aquaviários - Módulo Específico para Fluviários – Seção Máquinas (CAAQ-II M), dando início ao seu pioneirismo, uma vez que se tornara, assim, a primeira mulher do Brasil Condutora Maquinista-Motorista Fluvial.

Após a conclusão do curso, a aquaviária galgou a categoria de Superior Maquinista Motorista Fluvial (SUF), que é o topo da carreira dos aquaviários da seção de máquinas pertencentes ao 2º Grupo (Fluviários) e exerce a função de Chefe de Máquinas na navegação fluvial. Em nível de equivalência com o 1º Grupo (Marítimos), está equiparado ao 2º Oficial de Máquinas.

Este feito comprova a participação profissional da mulher na sociedade atual, e possui um significado muito importante para o Ciaba, que possui mais de 126 anos de história formando e atualizando tripulantes e comandantes para a Marinha Mercante Brasileira.