Centro de Hidrografia e Navegação do Norte participa das homenagens ao Círio de Nazaré em Belém-PA

×

Menssagem de erro

Notice: Undefined offset: 1 em counter_get_browser() (linha 70 de /var/www/www3/sites/all/modules/counter/counter.lib.inc).

Autoridades presentes na abertura da exposição

No dia 04 de outubro, o Comando do 4° Distrito Naval (Com4°DN), representado pelo Diretor do Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4), Capitão de Fragata João Bittencourt, e pelo Comandante do Navio Hidroceanográfico (NHo) “Garnier Sampaio”, Capitão de Corveta Diniz Coelho, prestigiou as comemorações do Círio de Nazaré 2018 promovidas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Pará, na abertura da exposição “Canoa dos Promesseiros” realizada no Plenário Conselheiro Emílio Martins, na cidade de Belém-PA. A exposição permanecerá aberta para visitação pública até o dia 28 de outubro.

O evento foi presidido pelo Vice-Presidente do TCE, André Dias, e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Norte (CMN), Exmo. Sr. General de Brigada Cláudio Senko Penkal, e demais autoridades locais.

A exposição remete a Romaria Fluvial, uma das maiores procissões do Círio de Nazaré que é realizada no segundo sábado do mês de outubro. Foram expostas maquetes das mais variadas embarcações que participam do evento. Pela primeira vez foi apresentada a maquete do NHo “Garnier Sampaio”, navio responsável por conduzir a imagem peregrina durante a procissão. Criada em 2009, a exposição oferece aos visitantes um cenário mágico com barcos e canoas feito em miriti, uma madeira típica da região norte para uso em artesanato, em geral, extraída de uma palmeira que leva o mesmo nome.

O Círio de Nazaré é uma das maiores celebrações religiosas do mundo e atrai durante todas as procissões, cerca de 2 milhões de devotos. Por ser considerada a padroeira do Pará e conhecida como “Rainha da Amazônia”, muitos órgãos públicos e privados prestam suas homenagens e agradecimentos à Nossa Senhora de Nazaré neste período.

Exposição montada sobre espelho d’agua