Centro de Hidrografia e Navegação do Norte obtém Certificação da Norma ISO 9001:2015

×

Menssagem de erro

Notice: Undefined offset: 1 em counter_get_browser() (linha 70 de /var/www/www3/sites/all/modules/counter/counter.lib.inc).

Reunião de encerramento da auditoria

Entre os dias 3 e 6 de setembro, o Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4), sediado em Belém-PA e subordinado ao Comando do 4° Distrito Naval, foi submetido à auditoria de certificação da Norma ISO 9001:2015, referente ao Sistema de Gestão da Qualidade, no tocante à geração de produtos cartográficos náuticos e manutenção dos auxílios à navegação. A empresa RINA, que realizou a auditoria, recomendou os processos mapeados dentro do sistema de gestão, outorgando o selo da certificação.

O CHN-4 já havia sido certificado no ano de 2015 na ISO 9001:2008 e permaneceu a manutenção desta norma até o mês de agosto de 2018, no qual contemplava apenas as atividades de geração de produtos cartográficos. Na nova versão de certificação, além de manter os processos já citados, houve a inclusão de mais uma atividade fim do Centro, denominada auxílios à navegação.

O Sistema de Gestão da Qualidade do CHN-4, além de envolver as divisões subordinadas ao Departamento de Operações Hidroceanográficas, também possui mapeadas as seções de apoio, correspondentes às atividades do Departamento de Logística. Desta forma, diferentes setores da Organização Militar foram visitados e auditados, culminando na certificação dos processos descritos no Manual da Qualidade vigente.

Auditora da empresa RINA e militares do CHN-4