Centro de Hidrografia e Navegação do Norte comemora o 65° aniversário de criação

×

Menssagem de erro

Notice: Undefined offset: 1 em counter_get_browser() (linha 70 de /var/www/www3/sites/all/modules/counter/counter.lib.inc).

Militares durante a cerimônia nas dependências do CHN-4

O Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4), subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), promoveu, no dia 26 de maio, a cerimônia alusiva ao seu 65° aniversário de criação. A ocasião levou em consideração todos os protocolos sanitários vigentes e foi presidida pelo Comandante do 4° Distrito Naval, em Belém-PA.
Com mais de seis décadas de existência, o CHN-4 é responsável por uma área que abrange 76 cartas náuticas e, neste ano, fruto do trabalho árduo de seus militares, selou um marco em sua história: a celebração da publicação de duas cartas náuticas produzidas, integralmente, no Centro, homologadas pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM). A primeira, consta no folheto de Aviso aos Navegantes n° 3/2021, da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), de 15 de fevereiro de 2021, sendo a sétima edição da Carta Náutica 320, titulada “Porto de Belém” e a segunda, consta no folheto de Aviso aos Navegantes n° 8/2021, da DHN, de 30 de abril de 2021, sendo a segunda edição da Carta Náutica 4023A, titulada “Paraná de Santa Rita”, ambas de grande importância para a navegação e economia regional.
Em relação às suas atividades de manutenção dos auxílios à navegação, cabe destacar a significativa marca de nove manutenções, 24 restabelecimentos e 297 inspeções realizadas, elevando o índice de eficácia do balizamento sob sua responsabilidade em 30%.
A cerimônia contou, ainda, com o descerramento do quadro comemorativo do lançamento da 7° edição da carta 320, em local de destaque no museu da Organização Militar, além de uma exposição dos equipamentos hidrográficos utilizados para o cumprimento de sua missão.

Comandante do Com4°DN e Diretor do CHN-4 durante descerramento do quadro comemorativo da carta náutica 320