Capitania Fluvial de Santarém aplica concurso público à Escola Naval

×

Menssagem de erro

Notice: Undefined offset: 1 em counter_get_browser() (linha 70 de /var/www/www3/sites/all/modules/counter/counter.lib.inc).

Estudantes participam do Concurso à Escola Naval

A Capitania Fluvial de Santarém (CFS) realizou, nos dias 15 e 16 de setembro, o concurso público de admissão à Escola Naval (CPAEN/2018), direcionado à formação de Oficiais para o Corpo da Armada (CA), o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e o Corpo de Intendentes da Marinha (CIM).

Os “Cursos de Graduação da Escola Naval” são realizados de modo diversificado, proporcionando habilitações de interesse militar-naval, dentro da área de Ciências Navais, tendo seu ensino estruturado em um Ciclo Escolar e um Ciclo Pós-Escolar.

O Ciclo Escolar, realizado pelo aluno na graduação de Aspirante, terá a duração de quatro anos letivos, para todos os cursos, sob regime de internato. Após a conclusão deste ciclo, serão declarados Guardas-Marinha (GM) e matriculados no Ciclo Pós-Escolar (CPE).

Na fase final do ciclo pós-escolar, os alunos realizam uma Viagem de Instrução no Navio-Escola Brasil, para complementar os conhecimentos adquiridos na Escola Naval. Ao término do CPE, receberão o Diploma de Graduação em Ciências Navais, sendo nomeados Segundos-Tenentes, posto em que se inicia a carreira de Oficial da Marinha.

O Capitão dos Portos de Santarém, Capitão de Fragata Robson Ferreira Carneiro ressaltou os benefícios aos estudantes. “Hoje, os jovens de Santarém e região não precisam mais se deslocar para outras cidades para participar de qualquer processo seletivo da Marinha do Brasil. As provas são aplicadas na Capitania Fluvial de Santarém. Temos percebido o aumento na procura pelos processos seletivos, principalmente por parte das mulheres, o que nos deixa muito feliz”.

Candidatos realizando as provas