Capitania dos Portos da Amazônia Oriental divulga balanço da Operação Verão 2019

×

Menssagem de erro

Notice: Undefined offset: 1 em counter_get_browser() (linha 70 de /var/www/www3/sites/all/modules/counter/counter.lib.inc).

09/08/2019

Inspetores navais abordaram diversas embarcações durante fiscalizações

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) realizou, de 28 de junho a 4 de agosto, a Operação Verão 2019 nos municípios paraenses de Barcarena, Bragança, Breves, Cametá, Marabá, Marapanim, Maracanã, Muaná, Salinópolis, Salvaterra, São Felix do Xingu, São Caetano de Odivelas, Tucuruí, além da Orla e do Terminal Hidroviário de Belém. As fiscalizações foram intensificadas na travessia de balsas entre os municípios de Belém e Barcarena. Foram realizadas também três cursos de Ensino Profissional Marítimo, vistorias em embarcações, orientações aos passageiros nos procedimentos de embarque e desembarque e distribuição de panfletos educativos.

No período, foram realizadas 1440 abordagens em embarcações, sendo 30 delas notificadas e 11 apreendidas. Além disso, foram instaurados três Inquérito de Acidentes e Fatos da Navegação, instaladas 131 coberturas de eixos e doados 70 coletes salva vidas às comunidades ribeirinhas. A Operação teve como objetivo assegurar a salvaguarda da vida humana no mar, rios e lagos, a segurança da navegação e a prevenção da poluição hídrica oriunda de embarcações.

Segundo o Capitão dos Portos, este ano houve aumento do número de abordagens devido ao crescimento do tráfego aquaviário em razão da impossibilidade do transporte pela Alça Viária.

A Capitania dos Portos também realizou trabalhos educativos, orientações e distribuição de panfletos educativos