Capitania dos Portos da Amazônia Oriental conscientiza ribeirinhos sobre segurança da navegação, na Ilha do Combu (PA)

Body: 

Crianças de comunidade ribeirinha recebem orientações sobre prevenção ao acidente de escalpelamento

 

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) realizou, no dia 14 de julho, palestra sobre segurança da navegação, na Ilha do Combu, em Belém (PA). A ação foi promovida pela Organização Não-Governamental (ONG) “Amigos Voluntários do Pará”, com apoio da Marinha do Brasil e das empresas Paravida, Quality, Alessa, Cabelereiros solidários, Padaria Liliane, Comissão de Saúde e de Direito Médico da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Projeto Criança Feliz.

Na ocasião, a CPAOR ministrou palestra sobre prevenção de acidentes, como o escalpelamento; cursos oferecidos pelo Ensino Profissional Marítimo (EPM) da Capitania; e demonstração de uso de coletes salva-vidas. Aproximadamente 35 pessoas receberam instruções sobre práticas individuais e coletivas, que possibilitam a prevenção de acidentes.

Foram doados 28 coletes salva-vidas, distribuídos folders, revistas e cartazes educativos, bem como foi oferecido o serviço de orientação do Grupo de Atendimento ao Público (GAP) da CPAOR, que prestou esclarecimentos sobre os serviços de regularização de documentação das embarcações e de condutores; como segunda via da carteira marítima; transferência de jurisdição da Caderneta de Inscrição e Registro; inscrição de embarcação; renovação de título de embarcação; transferência de propriedade de embarcação e vistoria.

A ação tem como objetivo combater os acidentes da navegação na área de jurisdição do COM4DN, estimulando a edificação da mentalidade fluvial junto às comunidades ribeirinhas, através de iniciativas voltadas para a segurança da navegação, prevenção da poluição, a salvaguarda da vida humana, de seus tripulantes, passageiros e cargas.

 

Militar dala sobre cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente pela Marinha, no Pará