Capitão dos Portos de Santarém visita o Barco Hospital “Papa Francisco”

×

Menssagem de erro

Notice: Undefined offset: 1 em counter_get_browser() (linha 70 de /var/www/www3/sites/all/modules/counter/counter.lib.inc).


Barco hospital atenderá comunidades ribeirinhas da Bacia Amazônica do Pará

No dia 2 de julho de 2019, o Capitão dos Portos de Santarém realizou uma visita ao Barco Hospital Papa Francisco, que se encontra fundeado na orla de Santarém-PA. Ele foi convidado e recebido pelo Frei Joel Souza, administrador da equipe da embarcação.

O navio foi construído no estaleiro Inace (Indústria Naval do Ceará), sendo seu projeto gerenciado pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), a partir de uma iniciativa da Diocese de Óbidos-PA, com o apoio da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus e do Ministério Público do Trabalho, e está realizando suas últimas provas antes da entrega definitiva.

O "Papa Francisco" irá para Óbidos-PA, onde ficará baseado, com previsão de entrega à Diocese do município no dia 7 de julho. O registro da embarcação está sendo realizado junto à Capitania Fluvial de Santarém, cuja jurisdição abrange grande parte dos municípios que serão atendidos pelo navio.

O objetivo é que a embarcação ofereça atendimento médico e odontológico às comunidades ribeirinhas da Bacia Amazônica do Pará, em doze municípios, chegando a um total de 700 mil pessoas assistidas. O Hospital Flutuante possui 32 metros de comprimento e comporta consultórios médicos, odontológicos, centro cirúrgico, sala oftalmológica completa, laboratório de análises, sala de medicação, sala de vacinação e leitos de enfermaria, além de equipamentos para exames, como raio-X, ultrassom, mamógrafo, esteira ergométrica e eletro. As equipes do “Papa Francisco” também atuarão na prevenção e diagnóstico precoce do câncer, além de triagem para pesquisas, em parceria com as Universidades, nas patologias de maior incidência na região.
 


Capitão dos Portos de Santarém é recebido por equipe que administra Barco Hospital Papa Francisco