Caça AF-1 da Marinha realiza sobrevoo em apoio à Operação “Amazônia Azul - Mar Limpo é Vida”

×

Menssagem de erro

Notice: Undefined offset: 1 em counter_get_browser() (linha 70 de /var/www/www3/sites/all/modules/counter/counter.lib.inc).

AF-1 sobrevoa a Ponte Binacional Franco-Brasileira, que liga o Brasil e a União Europeia a partir da divisa entre o Oiapoque-AP e a Guiana Francesa

     O Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN) coordenou, nos dias 13 e 14 de novembro, o sobrevoo de duas aeronaves de caça AF-1, pertencentes ao 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1), sediado no Rio de Janeiro, ao longo de toda costa litorânea dos estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí, pertencentes à área de Jurisdição do Com4ºDN.
    As aeronaves foram desdobradas a partir do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41), em Belém-PA, para o patrulhamento do extremo Norte do país, na cidade de Oiapoque (AP), até proximidades da cidade de Parnaíba (PI), no Nordeste.
A intervenção é parte das estratégias da Operação “Amazônia Azul - Mar limpo é vida”, que objetiva, entre outros fatores, a realização de ações de monitoramento, busca e esclarecimento marítimo que contribuam para a localização de manchas de óleo, derivadas do derramamento de petróleo que atingiu a costa brasileira. Aproveitando a mobilização de toda a estrutura, também foram realizados, no município de Salinópolis-PA, exercícios de ataques vetorados através de Guia Aéreo Avançado (GAA) em conjunto com tropas de Operações Especiais de Fuzileiros Navais do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (BtlOpEspFuzNav), que, em terra, através de táticas modernas, prestavam apoio à atuação das aeronaves.