Balizamento virtual no Rio Pará apresenta primeiros resultados

×

Menssagem de erro

Notice: Undefined offset: 1 em counter_get_browser() (linha 70 de /var/www/www3/sites/all/modules/counter/counter.lib.inc).
 
Sala de monitoramento da praticagem da Barra do Pará
 
   No final de julho, dois meses após o início da implementação de um novo balizamento virtual no Rio Pará, efetuado pela empresa de praticagem Barra do Pará, com autorização do Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), foram identificados resultados que comprovam a eficácia do sistema. Entre as principais vantagens apresentadas até o momento, destacam-se a precisão do posicionamento dos sinais virtuais, a maior agilidade na plotagem dos pontos de navegação e a garantia de que tais sinais não sofrerão vandalismo ou abalroamento. A experiência vem demonstrando o grande valor agregado do novo método.
 
   Em maio deste ano, foram ativados dez auxílios à navegação virtuais (AIS-AtoN) na região, a fim de prover um incremento na segurança da navegação local, suprindo temporariamente a falta de alguns sinais náuticos importantes para a área. Como consequência, verificou-se um avanço significativo na segurança da navegação no Rio Pará, em especial no canal do Espadarte, que teve seu balizamento recomposto com o uso de cinco dos dez sinais virtuais implementados.
 
   O projeto continuará sendo acompanhado pelo Com4ºDN e pela Diretoria de Hidrografia e Navegação. A expectativa é que, futuramente, o novo método possa ser aplicado em outras áreas, visando contribuir para a garantia da segurança da navegação nas Águas Jurisdicionais Brasileiras.