Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Rio Xingu” realiza Inspeção Naval no interior do Pará

×

Menssagem de erro

Notice: Undefined offset: 1 em counter_get_browser() (linha 70 de /var/www/www3/sites/all/modules/counter/counter.lib.inc).

AvHoFlu “Rio Xingu” navega no rio Amazonas

Desde o dia 2 de julho, o Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Rio Xingu”, subordinado ao Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4), encontra-se realizando ações de Inspeção Naval no interior do Estado do Pará. A atividade faz parte da Operação Verde Brasil II, a fim de cumprir o Decreto n° 10.341, de 6 de maio de 2020, do Presidente da República, que autorizou o emprego das Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem e em ações subsidiárias nos Estados da Amazônia Legal.

A Operação Verde Brasil II tem como os objetivos realizar ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais, direcionada ao desmatamento ilegal e combate a focos de incêndio. Na região, as ações são coordenadas pelo Comando Conjunto Norte, constituído pelo Comando Militar do Norte, o Comando do 4º Distrito Naval e a Ala 9.

Nos primeiros dias de operação foram realizadas inspeções em 42 embarcações, das quais quatro foram notificadas e uma apreendida devido irregularidades na documentação. Durante as inspeções, também foram promovidas ações de prevenção e conscientização de combate à proliferação do novo coronavírus, com a distribuição de panfletos informativos com o propósito de evitar o avanço da pandemia nas comunidades ribeirinhas do Pará.

Militares do AvHoFlu “Rio Xingu” em inspeção naval