2º Batalhão de Operações Ribeirinhas realiza exercício operativo em Outeiro-PA

×

Menssagem de erro

Notice: Undefined offset: 1 em counter_get_browser() (linha 70 de /var/www/www3/sites/all/modules/counter/counter.lib.inc).

Militares do 2ºBtlOpRib em instrução de progressão da Tropa em conduta de combate

   O 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2°BtlOpRib) realizou o exercício operativo denominado SubexRib, na região de Outeiro (Distrito de Belém-PA), no período de 9 a 12 de julho. A ação teve como objetivo adestrar as Subunidades de Combate (Companhias, Pelotões e Esquadras de Tiro) do Batalhão dentro do contexto das Operações Ribeirinhas e observar na prática o emprego de uma Força de Emprego Rápido no Teatro de Operações da Amazônia Oriental. 

   Para a realização da SubexRib, foram simulados ataques a duas localidades distintas. Neste contexto, os militares tiveram de aplicar conhecimentos de Técnicas Básicas de Combate como: progressão da Tropa em conduta de combate; técnicas de ação imediata para os ambientes fluvial e terrestre; ataque coordenado; e patrulha ribeirinha. Ainda para uma melhor aplicação prática, foi confeccionado o Caixão-de-Areia, uma maquete que permite a representação real da superfície do solo e suas características em três dimensões.

   O Comandante do 1º Pelotão do 2ªCiaFuzNav, Primeiro-Tenente Fuzileiro Naval Pedro Tomé Barreto Almeida, comentou sobre a ação: “Foi uma manobra de grande enriquecimento doutrinário, uma vez que as tarefas mesclavam duas perspectivas elencadas na missão do 2°BtlOpRib: a realização de Operações Ribeirinhas e de Operações Terrestres de caráter Naval”.

Militares do 2ºBtlOpRib em instrução no Caixão-de-Areia