Os Fuzileiros Navais foram tarnsportados a Belém a bordo de aeronavas Embraer C-390 e KC-390, da Força Aérea Brasieira (Imagem: Marinha do Brasil)
A Marinha do Brasil mobilizou 140 Fuzileiros Navais, enviados pelos Comandos do 3º Distrito Naval (cuja sede é Natal-RN) e 7º Distrito Naval (sediado em Brasília-DF) para reforçar o Sistema de Segurança Presidencial durante as festividades do Círio de Nazaré. Os militares desembarcaram na Base Aérea de Belém no dia 9 de outubro e permaneceram na capital paraense durante a estadia do Presidente da República, que cumpriu agenda em Belém entre os dias 11 e 13 de outubro.
Os Fuzileiros Navais mobilizados para Belém se juntaram a agentes de Órgãos de Segurança Pública e a outros 462 militares da Marinha do Brasil, lotados em OM subordinadas ao Comando do 4º Distrito Naval, destacados para a execução das medidas de segurança.
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República acionou o Sistema de Segurança Presidencial após a confirmação da presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas Romarias do Círio. A Coordenação de Segurança de Área ficou a cargo da Marinha do Brasil, por meio das Organizações Militares Subordinadas ao Comando do 4º Distrito Naval sediadas em Belém.
O emprego das Forças Armadas na composição do Sistema de Segurança Presidencial tem amparo no Decreto nº 4.332/2002 e na Lei nº 14.600/2023.
Fotos:
https://drive.google.com/drive/folders/1x7hiD1iRBGavWEvTwourLaYEo2fYsZS-?usp=sharing