Processo Seletivo para o SMV de Praças - RM2/2018 (FAQ)

Resumo Aviso de Convocação Apêndices Inscrições Resultados SMV Anteriores FAQ

 

  • (1) Como faço para me inscrever no Processo Seletivo do Serviço Militar Voluntário (SMV) de Oficiais e Praças Temporários da Marinha do Brasil?
  • RESPOSTA: O Serviço Militar Voluntário para Oficiais e Praças acontece anualmente nos 9 Distritos Navais (DN). Os Oficiais e Praças Temporários renovam seu tempo de serviço anualmente, podendo chegar, no máximo, até 8 anos, não gerando qualquer expectativa quanto à permanência e à estabilidade, as quais somente se admitem aos militares de carreira, de acordo com os requisitos previstos em lei.

Acesse: www.ingressonamarinha.mar.mil.br e clique no botão Serviço Militar Voluntário de Oficiais e Praças e escolha o Distrito Naval correspondente ao seu Estado. Outra maneira é acessar diretamente o site de cada Distrito Naval.
1º DN (RJ, ES e MG) www.marinha.mil.br/com1dn
2º DN (BA, SE e MG) www.marinha.mil.br/com2dn
3º DN (RN, PB, AL, PE, CE) www.marinha.mil.br/com3dn
4º DN (PA, AP, MA, PI)www.marinha.mil.br/com4dn
5º DN (RS, SC ) www.mar.mil.br/com5dn
6º DN (MT e MS) www.marinha.mil.br/com6dn
7º DN (DF, TO e GO)www.marinha.mil.br/com7dn
8º DN (SP, PR e MG) www.marinha.mil.br/com8dn
9º DN (RO, AC, AM e RR) www.marinha.mil.br/com9dn

Estão disponíveis diversas vagas para Oficiais do Serviço Militar Voluntário. Acesse os links no mapa abaixo e veja a distribuição de vagas nos Distritos Navais.


  • (2) Qual a diferença entre um Oficial e uma Praça?
  • RESPOSTA: As carreiras de um Oficial e uma Praça se distinguem principalmente pelo grau de instrução que cada um possui e qual concurso público foi aprovado, sendo o Oficial aquele que tem Nível Superior e a Praça Ensinos Fundamental, Médio ou Médio Técnico.

  • (3) Quais os principais requisitos de ingresso por meio do Processo Seletivo para o Serviço Militar Voluntário de Oficiais Temporários?
  • RESPOSTA: Os principais requisitos são: - Ser brasileiro nato, nos termos do art. 12, inciso I e seu § 3º inciso VI da CRFB/88; - Ter mais de 18 (dezoito) anos e menos de 45 (quarenta e cinco) anos de idade, no ano de sua incorporação; - Possuir bons antecedentes de conduta - Ter concluído o curso superior relativo à profissão a que concorre - Estar em dia com suas obrigações eleitorais Requisitos completos, consultar o Aviso de Convocação

  • (4) Quais os principais requisitos de ingresso por meio do Processo Seletivo do Serviço Militar Voluntário de Praças?
    RESPOSTA: Os requisitos de ingresso constam do subitem 3.3 do Aviso de Convocação, disponibilizado no site www.marinha.mil.br/com3dn

  • (5) Como posso obter o Aviso de Convocação do Processo Seletivo para o Serviço Militar Voluntário que pretendo me inscrever?
    RESPOSTA: Cada Distrito Naval possui seu próprio Aviso de Convocação. Acesse o site do Distrito Naval a qual você irá se inscrever e baixe o Aviso de Convocação (...).

  • (6) É possível obter material de estudo, a fim de se preparar para os Processo Seletivos da Marinha do Brasil?
    RESPOSTA: O Aviso de Convocação dos Processos Seletivos da Marinha sempre traz a Bibliografia e o candidato poderá se basear por ela. É possível baixar também provas e gabaritos antigas. Acesse o site do Distrito Naval, correspondente ao seu Estado e procure Serviço Militar Voluntário (SMV) de Oficiais ou Praças.

  • (7) Quais são os cursos preparatórios indicados? A Marinha do Brasil realiza convênios com cursos preparatórios?
    RESPOSTA: A Marinha do Brasil não possui convênio ou indica cursos preparatórios.

  • (8) Onde posso conseguir o resultado dos Processos Seletivos para o Serviço Militar Voluntário de Oficiais e Praças para a Marinha do Brasil?
    RESPOSTA: Os resultados dos Processos Seletivos são divulgados, no site do Distrito Naval a qual a inscrição foi realizada. Ao acessar o site do Distrito Naval correspondente, procure por Serviço Militar Voluntário e clique na aba RESULTADOS. (...).

  • (9) Quais são as etapas dos Processo Seletivo?
  • - O processo seletivo é constituído das seguintes Etapas:
    1ª Etapa: Prova Objetiva (PO) – eliminatória e classificatória;
    2ª Etapa: Verificação de Dados Biográficos (VDB) - eliminatória;
    3ª Etapa: Inspeção de Saúde (IS) - eliminatória;
    4ª Etapa: Prova de Títulos (PT) - classificatória;
    5ª Etapa: Verificação Documental (VD) – eliminatória;
    6ª Etapa: Designação à incorporação; e
    7ª Etapa: Incorporação.

  • (10) Como se faz a alteração de dados cadastrais?
    RESPOSTA: É necessário que o candidato preencha o modelo de requerimento que se encontra na página de cada Distrito Naval e entregue na Organização Responsável pela Execução Local (OREL), mais próxima.

  • (11) Como obter o comprovante de inscrição?
    RESPOSTA: O comprovante de inscrição poderá ser obtido por meio de acesso ao site dos Distritos Navais, no link Comprovante de Inscrição, após cinco dias úteis da data de pagamento do boleto.

  • (12) Onde consultar os locais de realização das provas?
    RESPOSTA: Os locais de realização das provas constam das notas informativas disponibilizadas nos site dos Distritos Navais, no link Serviço Militar.

  • (13) Qual o prazo para entrar com recursos?
    RESPOSTA: Os recursos deverão ser entregues, em três dias úteis, a contar da data de divulgação do gabarito da prova escrita objetiva.

  • (14) Onde o Requerimento está disponível e como pode ser entregue?
    RESPOSTA: O requerimento está disponível na página de cada Distrito Naval, constante do Apêndice do Aviso de Convocação, e deverá ser entregue na OREL, indicada pelos respectivos Distritos, de acordo com o local da vaga pretendida.

  • (15) Qual o critério para tatuagens?
    RESPOSTA: Os candidatos não poderão possuir tatuagens aparentes com o uso dos uniformes de serviço ou com desenhos ofensivos ou incompatíveis com o perfil militar (exemplo: suástica, pornografia, etc).