Histórico-NAS

Histórico Equipe Técnica e de Apoio Nossos Serviços Acesso ao NAS Convênios e Parcerias Programas  

 

O tratamento das questões sociais na Marinha do Brasil (MB) remonta ao ano de 1946, com a criação, no Rio de Janeiro, na Diretoria do Pessoal Militar da Marinha, da Divisão de Conforto e Assistência, que tinha sob sua subordinação a Seção de Conforto e Assistência Social. Em 1968, subordinada à Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha, foi criada a Diretoria de Assistência Social da Marinha (DASM), extinta em 1977, quando da criação do Serviço de Assistência Social da Marinha (SASM).
Em 1987, a assistência social ganhou sua primeira grande estruturação, consubstanciada na expedição de instruções permanentes, na elaboração de programas sociais, que proporcionaram unidade à atuação dos profissionais de serviço social lotados em diversas Organizações Militares (OM), e criaram a dinâmica de distribuição do público em OM Assistidas, de modo a garantir, por proximidade geográfica, um local de atendimento de serviço social a todo o pessoal da Marinha.
Atualmente, a Assistência Social na MB, regulada pela publicação DGPM-501, destina-se à prestação de assistência nas áreas de serviço social, direito e psicologia, em um conceito de assistência integrada. Sua execução é orientada por meio de programas sociais, que servem de guia para a elaboração e execução de projetos de intervenção específicos.
Com a recriação da DASM, em 1996, o SASM passou à sua subordinação, sendo convertido em Órgão de Execução (OES). Além dele, atuam os seguintes OES, sob supervisão técnica da DASM: Núcleos de Assistência Social (NAS), Serviço de Assistência Social-Hospitalar (SAS-H) e Organizações Militares com Facilidade de Serviço Social (OMFSS), classificados de acordo com a constituição da equipe de profissionais.