Comando do 3º Distrito Naval e NPaOc Araguari recebem a visita de Aspirantes Aviadores da Força Aérea Brasileira

No dia 6 de maio de 2024, Aspirantes Aviadores, recém-formados da Academia da Força Aérea (FAB), acompanhados de Oficiais instrutores, visitaram o Centro de Coordenação de Área do Comando do 3º Distrito Naval e o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) "Araguari", subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE).

Durante a visita, os militares da FAB puderam conhecer as atividades desenvolvidas e os desafios enfrentados pelo Comando do 3º Distrito Naval e OM subordinadas na implementação e fiscalização do cumprimento das leis, normas e regulamentos nacionais e internacionais em águas jurisdicionais brasileiras, mar territorial, zona econômica exclusiva e na plataforma continental brasileira, no contexto da Proteção Marítima. Foram abordadas as ações de Inspeção Naval, SAR, Patrulhamento e Patrulha Naval e os resultados tangíveis das operações conduzidas.

A bordo do NPaOcAraguari foram tratadas as principais formas de interação e contribuição da FAB com os meios navais em patrulha na Amazônia Azul, a fim de otimizar o emprego dos navios no mar, e apresentados dados técnicos de comando e controle para  acoordenação de operações futuras.

A atividade, que já faz parte do calendário anual de formação dos Aspirantes, vem se revestindo de grande oportunidade para o fomento da interoperabilidade entre as Forças, contribuindo para uma maior eficiência operacional em prol da garantia da Soberania Nacional.

imagem: