Ativação da Patromoria Avançada da Agência Fluvial de Penedo em Piranhas

A Agência Fluvial de Penedo (AgPenedo) ativou, no dia 24 de maio, a primeira Patromoria Avançada do alto sertão alagoano, localizada no município de Piranhas, AL. A Patromoria Avançada em Piranhas, uma parceria entre a AgPenedo, Prefeitura Municipal de Piranhas e a Sociedade Amigos da Marinha, visa ampliar a capilaridade da atuação da AgPenedo na região, como a intensificação das ações de fiscalização do tráfego aquaviário e a promoção do Ensino Profissional Marítimo, bem como prestar um serviço de mais qualidade no atendimento ao público, como a emissão de documentos para aquaviários e embarcações, evitando o deslocamento da população para a sede, uma distância de aproximadamente 230 Km, no Município de Penedo, AL

Piranhas é o polo de inspeção naval da jurisdição da AgPenedo, composto, também, pelos municípios de Delmiro Gouveia e Olho D’Água do Casado, com o maior tráfego de embarcações empregadas na atividade de transporte de passageiros em apoio ao turismo náutico, em virtude da grande beleza de suas bacias hidrográficas, como os Cânions do Xingó. A cidade é o terceiro destino turístico mais procurado de Alagoas e recebe, anualmente, mais de 500 mil visitantes. A alta demanda por serviços cartoriais náuticos na região e o intenso tráfego de embarcações, tanto de turismo náutico quanto de esporte e recreio, justifica a ativação da Patromoria.

O evento foi presidido pelo Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Alexander Reis Leite, e contou com a participação do Prefeito de Piranhas, Sr. Tiago Torres Freitas; do Capitão dos Portos de Alagoas, Capitão de Fragata Luciano Teixeira; do Agente Fluvial de Penedo; da Sociedade Amigos da Marinha do Baixo São Francisco e da comunidade aquaviária. A ativação da Patromoria Avançada em Piranhas contribui para a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica, sobretudo para a manutenção do Rio São Francisco seguro e limpo.

imagem: