Serviço de Sinalização Náutica do Leste realiza manutenção na boia meteoceanográfica do SIMCosta

No período de 22 de março a 13 de abril, o Serviço de Sinalização Náutica do Leste (SSN-2), subordinado ao Comando do 2º Distrito Naval, prestou apoio para a manutenção da boia meteoceanográfica do Sistema de Monitoramento da Costa Brasileira (SiMCosta) fundeada, desde 2019, no interior da Baía de Todos os Santos. O SiMCosta é uma rede integrada de plataformas autônomas dotadas de sensores, com capacidade de monitorar e disponibilizar, gratuitamente e em tempo real, dados oceanográficos e meteorológicos.

Na oportunidade, foi feita a retirada de toda a estrutura de coleta (boia e sistema de fundeio) para manutenção do casco e substituição dos sensores, e posterior lançamento do sistema no mesmo ponto de fundeio.

O SiMCosta é integrante do GOOS-Brasil, sistema nacional de observação dos oceanos, cujo objetivo é coletar, distribuir e monitorar, em tempo real, as condições meteoceanográficas do Atlântico Sul e Tropical.

Criado em 1997 pela Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), o Programa GOOS-BRASIL visa ampliar e consolidar o monitoramento ambiental da área marítima brasileira. As informações provenientes dos programas ligados ao GOOS-Brasil, além auxiliar os navegantes, visam promover o desenvolvimento científico e viabilizam estudos, previsões e ações preventivas, para reduzir os riscos e fragilidades oriundas de fenômenos naturais que afetam o Brasil, e que possam impactar a vida das populações e a sustentabilidade das economias locais.