O Hospital Naval de Salvador (HNSa) promoveu, no dia 25 de julho, uma palestra sobre a prevenção de quedas em idosos, realizado pelo Serviço de Assistência Hospitalar e pelo Serviço de Fisioterapia do Hospital Naval de Salvador (HNSa). O público-alvo foi composto por integrantes do projeto “Envelhecer”, promovido pelo Abrigo do Marinheiro; da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais e por pacientes do HNSa.
A palestra, ministrada pela Primeiro-Tenente (RM2-S), fisioterapeuta, Joana Ambrozi Freire Lemos, destinada para 30 idosos, abordou os fatores intrínsecos ao envelhecimento, apresentou a alta incidência de acidentes, as principais comorbidades e fatores externos que aumentam os riscos de queda acometendo pessoas idosas.
A Primeiro-Tenente (RM2-S), Fisioterapeuta, Joana Ambrozi Freire Lemos destacou, ainda, as limitações físicas e psicológicas que um episódio de queda pode promover, como o medo, isolamento, ansiedade e depressão. Por fim, demostrou alternativas de cuidados pessoais, posturas corporais e mudanças úteis que podem tornar uma residência mais segura para todos.
