
No período de 23 de maio a 07 de junho, a Corveta “Caboclo”, subordinada ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste (GPNEST), realizou a comissão “Expedição PROTRINDADE IV”, que teve como propósito prover os meios e o apoio necessários ao transporte, à permanência de pesquisadores e à realização de pesquisas científicas na Ilha da Trindade, Arquipélago de Martin Vaz e áreas marítimas adjacentes.
A comissão teve início com a desatracação da Caboclo do cais da Base Naval de Aratu (BNA), em Salvador, seguido de uma travessia de três dias até seu destino, o Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT), localizado a cerca de 1.170 km de Vitória (ES). Durante o período em que permaneceu fundeada nas proximidades da ilha, a Corveta prestou apoio aos pesquisadores no desenvolvimento de pesquisas científicas envolvendo a fauna e a flora locais.
O Programa de Pesquisas Científicas na Ilha da Trindade (PROTRINDADE) foi criado em abril de 2007, destinado a gerenciar o desenvolvimento de pesquisas científicas, e possibilitar a obtenção, a sistematização e a divulgação de conhecimentos científicos sobre a região.