29/05/24 - Navios-Varredores realizam exercícios operativos na Baía de Todos-os-Santos

No período de 22 a 28 de maio, os Navios-Varredores “Aratu”, “Atalaia” e “Araçatuba”, subordinados ao Comando da Força de Minagem e Varredura, realizaram diversos exercícios operativos na Baía de Todos-os-Santos, em Salvador (BA).

Os adestramentos fizeram parte das comissões “PRÉ-CONTRAMINEX-III” e “ADEFASEX-III”, nas quais os navios-varredores realizaram exercícios de Contramedidas de Minagem e exercícios operativos, como manobras táticas, recolhimento de homem ao mar e fundeio de precisão. Dentre os exercícios, destacaram-se a varredura acústica explosiva com a granada AXMK-3, olançamento e recolhimento de boias de demarcação de canal varrido e guiagem em canal varrido.

Além da tripulação dos navios, militares de outras Organizações Militares subordinadas ao Comando do 2º Distrito Naval (Com2oDN) embarcaram nos navios-varredores, como Oficiais e Praças do Centro de Intendência da Marinha em Salvador, do Grupo de Avaliação e Adestramento de Guerra de Minas do Com2ºDN e da Estação Rádio da Marinha em Salvador.

 

Data: 
quarta-feira, Maio 29, 2024