
Em continuidade às atividades previstas na Operação Verão 2022/2023, que se encerram no dia 28 de fevereiro, a Capitania dos Porto de Sergipe (CPSE) intensificou as ações de fiscalização do trafego aquaviário durante o período do carnaval, entre os dias 16 e 22 de fevereiro, empregando cerca de 70 militares, 9 embarcações, dentre elas lanchas e motos aquáticas, 5 viaturas e 1 caminhão, praticamente em todas as vias navegáveis do Estado.
No período, foram realizadas 366 abordagens à embarcações e 11 notificações, com ações efetuadas, principalmente, em Aracaju, Barra dos Coqueiros, Estância, Indiaroba, Laranjeiras, Nossa Senhora do Socorro, Campo do Brito, Mosqueiro, Itaporanga d"Ajuda e Areira Branca.
No contexto da Operação Verão, que se iniciou no dia 15 de dezembro do ano passado, dados computados até o dia 22 mostram que 2.191 embarcações foram abordadas, com 97 notificações emitidas, três apreensões e 471 testes de alcoolemia aplicados.
Operação Carnaval
Durante o período do carnaval, as ações da CPSE foram intensificadas devido ao grande fluxo de embarcações neste período e tiveram como objetivo orientar tripulantes e passageiros quanto aos requisitos de segurança para uma navegação segura. As equipes fizeram, ainda, testes de alcoolemia, a fim de reprimir a condução de embarcações por pessoas que ingeriram bebidas alcoólicas.
Foram verificados, também, equipamentos de segurança e salvatagem, além da regularidade dos documentos das embarcações e das habilitações dos condutores. O local de maior concentração foi no rio Vaza-Barris, devido ao maior número de turistas em busca de passeios que envolvem embarcações.
Por oportunidade, os militares disseminaram informações sobre preservação ambiental no meio aquático, orientando as pessoas para o correto descarte de lixo.